Salão de Artes Vesta Viana passa a funcionar de forma permanente, recebendo exposições de artistas sergipanos

Salão de Artes Vesta Viana passa a funcionar de forma permanente, recebendo exposições de artistas sergipanos

13/12/2023 0 Por Redação

O Salão de Artes Vesta Viana, que antes funcionava como uma galeria para produções visuais durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), agora, será um espaço permanente para exposição do trabalho dos produtores de cultura sergipanos. O local fica na Praça da Matriz, no Centro Histórico, ao  lado da Casa da Queijada, e funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 17h e aos sábados, das 09 às 13h. 

No Salão de Artes um calendário de exposições será feito para garantir a apresentação de obras de artistas sergipanos consagrados e também novos talentos, selecionados através do Credenciamento para Profissionais da Cultura, no site da Prefeitura de São Cristóvão, como explica a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Functur), Paola Santana. 

“A ideia é que o local seja um espaço de visitação para os turistas, estudantes e público da cidade, em geral. Durante todo o ano nós vamos fazer a curadoria e preparar um calendário de exposições. A galeria está à disposição para artistas sergipanos de carreira renomada, mas também queremos  ter um salão com novos artistas, para apresentar o trabalho desses novos talentos”. 

 

Paola Santana, presidente da Fumctur

Paola Santana também destacou a  importância de ter um espaço para exposição da produção cultural em São Cristóvão e Sergipe. Além da possibilidade de fazer do Salão um local onde se possa discutir cultura e políticas culturais, que são fundamentais para qualquer cidade. 

Carlos Andrei Lima, monitor do Salão ressalta que desde o fim do Fasc o local já têm recebido um público diverso, disposto a apreciar a arte sergipana. 

“O espaço recebeu um grande público durante o Fasc e, com o fim do festival, segue aberto. Temos recebido pessoas diversas aqui. Gente da cidade que vem conhecer as obras, mas também turistas interessados em apreciar obras de arte”, concluiu. 

 

Homenagem à Vesta Viana

O nome do Salão é uma homenagem à artista plástica sancristovense Vesta Viana, ícone da arte na Cidade Mãe, Vesta fez de São Cristóvão a grande inspiração para suas obras, carregadas  de simbolismo e orgulho da terra onde viveu. Graças ao seu trabalho, a artista  ganhou projeção, chamando a atenção de grandes nomes da cultura brasileira, como o poeta Jorge Amado.

 

Obras expostas no Salão

Assessoria de comunicação/Fotos: Heitor Xavier