Projeto de Lei cria polos presenciais do programa Universidade Aberta do Brasil em Sergipe

Projeto de Lei cria polos presenciais do programa Universidade Aberta do Brasil em Sergipe

13/12/2023 0 Por Redação

Serão dois polos, em Nossa Senhora da Glória e São Cristóvão,com a perspectiva de ampliar formações continuadas e cursos de nível superior no ensino a distância

O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), enviou o Projeto de Lei que cria os polos presenciais do programa Universidade Aberta do Brasil nas cidades de São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, e Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano. Nesta terça-feira, 12, o PL foi aprovado em sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) por unanimidade, e deverá ser sancionado pelo governador Fábio Mitidieri nos próximos dias.

Os polos presenciais de apoio ao ensino à distância são unidades operacionais criadas para o desenvolvimento e descentralização de atividades pedagógicas e administrativas contidas nas diretrizes da modalidade a distância, contribuindo para a ampliação e interiorização do acesso ao ensino superior.

Segundo a diretora de Educação à Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor) da Seduc, a professora Clotildes Farias de Souza, a aprovação fortalece o pacto estabelecido entre União e Governo de Sergipe, representados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Seduc.

“Recebemos com entusiasmo a aprovação dos Polos de Apoio Presencial da UAB, Sergipe, por se tratar de mais uma demonstração de interesse e investimentos públicos em formação inicial e continuada de professores para educação básica”, destacou Clotildes Farias.

A UAB/SE visa fomentar a oferta de cursos superiores (graduação e pós-graduação), na modalidade à distância, com significativo alcance nas diferentes regiões do estado. Desde 2007, o programa UAB tem contribuído para a expansão da formação superior de professores. Atualmente, dez cursos de licenciatura e um bacharelado são ofertadas pela UAB/SE: Biblioteconomia (Bacharelado), Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Português, Letras Inglês, Matemática e Química.

Recentemente, a UFS obteve aprovação da Capes para abertura de novo vestibular via UAB para ofertar vagas/cursos/polos do Edital n. 25/2023. Essa adesão possibilitará a implementação de turmas nos Polos UAB da Seduc, no período de julho de 2024 a dezembro de 2026, com 50% do total das vagas destinadas a cursos de licenciatura. Além dos cursos de graduação já ofertados pela UAB/SE, o novo edital de seleção contempla cursos de especialização com projetos pedagógicos centrados em diferentes temáticas.