Presidente do TJSE Ricardo Múcio assume governo interinamente durante missão de Fábio Mitidieri nos Estados Unidos

Presidente do TJSE Ricardo Múcio assume governo interinamente durante missão de Fábio Mitidieri nos Estados Unidos

30/08/2023 0 Por Redação

Devido à missão oficial do Governo de Sergipe nos Estados Unidos pelos próximos seis dias, o governador Fábio Mitidieri transmitiu o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJSE), o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, nesta terça-feira, 29. A viagem acontece por ocasião do Lide Brazil Development Forum 2023, sediado em Washington DC.

O evento, que conta com a presença de empresários, autoridades, investidores e jornalistas, ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro, tendo o governador Fábio Mitidieri como um dos conferencistas. O período de afastamento acontece entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, momento no qual o governador também participará de agendas com lideranças mundiais, a fim de discutir pautas de desenvolvimento para o estado.

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o governador Fábio Mitidieri ressaltou a importância estratégica da missão oficial. “Estarei em Washington buscando investimentos para Sergipe, levando o nome do estado e abrindo suas fronteiras para o mundo. Queremos ver Sergipe crescendo, se desenvolvendo, e iremos aonde for necessário para gerar emprego e oportunidades para nosso povo. Como governador, tenho a obrigação de liderar esse processo de captação, porque Sergipe precisa de um governo desenvolvimentista, que cuide do ponto de vista econômico sem perder o olhar social. Estou deixando Sergipe em excelentes mãos”, pontuou. Na ocasião, o governador também agradeceu pela abertura e cooperação do TJSE.

O governador em exercício Ricardo Múcio ressaltou o papel de destaque assumido pelo estado no último ano, atribuindo-o às realizações da gestão do Executivo Estadual. “Essa transmissão é um gesto democrático e republicano, onde agradeço pela confiança depositada. Sendo o governador Fábio Mitidieri um homem proativo e irrequieto, é sua vontade de buscar investimentos e coisas boas para Sergipe que produziu essa solenidade. Tenho certeza de que, daqui a sete dias, o governador estará de volta, trazendo em sua mala projetos para nosso estado”, frisou.

O desembargador enfatizou, ainda, a coincidência histórica que vincula sua própria trajetória à de seu pai. Há 29 anos, o também desembargador Aloísio de Abreu Lima assumiu interinamente o cargo de governador do estado, ocupando o posto durante a ausência temporária do então governador João Alves Filho.

Ao longo da solenidade, o governador Fábio Mitidieri anunciou a inauguração das obras de reestruturação da rodovia de acesso ao município de Capela, no leste sergipano, que receberá o nome de Aloísio de Abreu Lima. A ação contará com a presença do governador em exercício.

Agenda

Em paralelo ao Lide Brazil Development Forum, o governador participará de encontros para a prospecção de oportunidades e apresentação das potencialidades de Sergipe. Na programação estão inclusas reuniões junto a representantes do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Universidade de Columbia. Entre as pautas a serem discutidas estão o financiamento para o Conecta SE e a instalação de uma unidade do Transformative Learning Technology Lab (TLTL) em Sergipe.

A comitiva sergipana que irá participar da missão também será integrada pela primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri; pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral; pelo secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo; pelo secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade; pelo diretor da Agência Sergipana de Desenvolvimento, Milton Andrade; e pelo senador Alessandro Vieira.

Biografia

Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima é natural de Aracaju e tem 61 anos, tendo ingressado na carreira do Direito por influência familiar: é filho do desembargador Aloísio de Abreu Lima e da procuradora de Justiça Maria Izabel Santana de Abreu Lima.

Em 1989, foi aprovado no concurso para juiz, tendo respondido por comarcas nos municípios de Tobias Barreto, Lagarto e Aracaju. Em passagens pela 16º e pela 21º varas cíveis, foi premiado por desempenho, com destaque para a celeridade na condução dos processos. Atuou como auxiliar da presidência do TJSE, em 2001, e como juiz corregedor, em 1998.

Foi presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) por dois mandatos, de 1996 a 1997 e de 2000 a 2001. Também foi membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) no biênio 2004-2006, onde presidiu a Comissão de Apuração Paralela das Eleições 2004. Em 28 de abril de 2010, tomou posse como desembargador do TJSE. Em fevereiro de 2023, assumiu a atual presidência do Tribunal de Justiça para o biênio a findar em 2025.

Lide

Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), O Lide Brazil Development Forum traz painéis e discussões sobre temas como desenvolvimento sustentável, saneamento, energias renováveis, meio ambiente, saúde, educação e perspectivas econômicas. Ao lado de dez outros governadores e representantes estaduais, o governador Fábio Mitidieri participa, no dia 1º, como conferencista no painel ‘Oportunidades de financiamentos para infraestrutura e serviços públicos nos estados e nos municípios brasileiros’.

Na edição 2023 do Lide Brazil Development Forum, estão confirmados como expositores o presidente do BID, Ilan Goldfajn; o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, entre outros. Também participam o presidente do Senado e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, entre mais nomes de destaque.

Fundado há 20 anos, o Lide reúne executivos de diversas áreas e tem como objetivo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, bem como a defesa dos princípios éticos de governança. A organização está presente em cinco continentes, com unidades regionais e internacionais. O Lide é composto por empresas brasileiras e multinacionais com faturamento igual ou superior a R$ 200 milhões anuais. Também fazem parte do grupo companhias que praticam a governança colaborativa e que apoiam programas de responsabilidade social, assim como organizações de alta reputação no Brasil e no exterior.