Governo inicia tratativas para implantação de nova Unidade de Conservação no estado

Governo inicia tratativas para implantação de nova Unidade de Conservação no estado

30/08/2023 0 Por Redação

O Governo de Sergipe deu um grande passo para consolidação das políticas voltadas para a conservação ambiental e fomento ao ecoturismo no estado. Nesta terça-feira, 29, as Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e do Turismo (Setur) e os Municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos assinaram o Termo de Cooperação Técnica para realização de estudo de viabilidade para a criação e implantação de uma Unidade de Conservação Estadual em área comum aos três municípios.

Celebrando o acordo, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, falou da importância da parceria institucional para a consolidação do termo de cooperação. A gestora lembrou ainda que esse momento marca a execução de um compromisso de gestão do Programa de Governo 2023-2026. “Muito feliz com a formalização dessa cooperação técnica para a criação da Unidade de Conservação Estadual. Nosso estado só tem a ganhar com o fortalecimento dessa política de atenção às áreas protegidas, nesta fase em que a gente tira do papel mais uma meta de governo, que visa a implantação de unidades de conservação estadual, com ênfase na proteção dos principais biomas, ecoturismo e educação ambiental”, disse.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou a soma de esforços entre a gestão estadual e as prefeituras para avançar na implantação da unidade e roteiro turístico. “Considero de fundamental importância essa parceria e junção entre as pastas de Meio Ambiente e Turismo, bem como os municípios que estão inseridos nesse roteiro. É preciso unir forças para desenvolver o turismo em nosso estado, pois se trata de um setor que gera emprego e renda de imediato, contribuindo de maneira efetiva para movimentar nossa economia”, salientou.

Foto: Ascom Semac

Municípios comemoram

Fazendo uma defesa pela conservação dos recursos naturais da região, o prefeito de São Domingos, José Wagner Alves de Oliveira, conhecido como Binho, destacou que a criação da unidade é um importante passo para o impulsionamento das atividades econômicas dos três município, cujas ações estão fortemente ligadas aos destinos turísticos, como a Serra da Miaba e a Cachoeira de Macambira. “Estamos felizes com a concretização de mais essa etapa, que marca um momento importante para a nossa região e para esses três municípios que têm grande potencial nas atividades turísticas de Sergipe”, afirmou.

Segundo o prefeito de Macambira, José Carivaldo de Souza, essa cooperação estabelecida entre estado e municípios trará celeridade às ações de implantação da Unidade de Conservação, que, consequentemente, vai respaldar no fomento ao turismo. “Precisamos de mais emprego e renda para nossa região e, com o turismo fortalecido, por meio da Rota da Farinha, teremos a chance de criar novas maneiras para melhorar esse cenário para quem já trabalha nesse setor e quem tem interesse em trabalhar”, considerou.

Quem também comemorou a assinatura do Termo de Cooperação foi o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Campo do Brito, Daniel Alves Tavares, que representou o prefeito Marcell Souza. “É um ato importante, porque concretiza uma parceria com o Estado, para que os três municípios possam criar políticas públicas, assim como o projeto da Rota da Farinha, que viabilizem o desenvolvimento econômico juntamente com a conservação ambiental”, concluiu.

Presenças 

Participaram do ato a secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita Santos; a gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Valdelice Barreto; o presidente da Organização Não Governamental (ONG) Centro da Terra, Elias Silva; o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Valmir Lima de Santana, e demais assessores dos municípios e das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Turismo