Itabaianense que passou em medicina aos 14 anos se forma e diz que vai atuar na pandemia

Itabaianense que passou em medicina aos 14 anos se forma e diz que vai atuar na pandemia

12/05/2021 0 Por Redação

O universitário sergipano José Victor Teles, de 20 anos, concluiu a graduação de medicina nesta terça-feira (11), após ser aprovado no curso aos 14 anos, no ano de 2015. Na ocasião, a família precisou conseguir na Justiça o direito para que ele ocupasse uma cadeira na Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No ano seguinte, Victor resolveu fazer novamente o Enem para, segundo ele, provar que a primeira aprovação não foi sorte. Na edição daquele ano, o estudante alcançou 767,74 pontos na média final e 940 pontos na redação. Pouco mais de 6 anos depois, ele se formou junto com outros 28 estudantes, e agora pretende atuar como médico na linha de frente no combate a pandemia da Covid-19. “Quando me perguntam sobre especialidade, no momento, a única que podemos ter é de médicos combatentes p

ara poder enfrentar essa pandemia e em breve possamos ter nossas vidas normais de volta. Essa nova leva de médicos muito bem preparados vai combater o vírus com a juventude, eficiência e a medicina baseada em evidências”, disse.

Victor e os demais colegas tiveram abreviação do curso por causa da necessidade da pandemia. Uma portaria do governo federal estabeleceu no ano passado a antecipação da formatura de quem está no último período dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia. 

Com esses 29 formados, a UFS já antecipou a formatura de 143 novos médicos durante a pandemia da Covid-19.

 

Informações do G1 Sergipe

Fotos: Arquivo pessoal e TV Sergipe