Governo de Sergipe entra na reta final das atividades para o Enem 2023

Governo de Sergipe entra na reta final das atividades para o Enem 2023

20/10/2023 0 Por Redação

Desde que se iniciou o ano letivo, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), planejou uma série de atividades voltadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Sergipe, espera-se que 12 mil alunos da rede pública estadual respondam às provas do Enem 2023, que ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro.

No Centro de Excelência John Kennedy, unidade da rede estadual de educação que obteve a melhor média geral no Enem 2022 – 568,5 – a diretora Armênia Ribeiro Fernandes destaca que a escola intensificou a participação de simulados e aulões da turma do Terceirão, a exemplo da participação nos aulões do Pré-Universitário do Governo de Sergipe, e de colégios particulares da capital.

“Essa nota se deve à comunidade escolar – professores e alunos. São os estudantes querendo os melhores resultados. Todas as oportunidades de revisão estamos abraçando e os professores estão engajados. Estamos na expectativa de bons resultados para 2024”, contou.

Para os alunos do Pré-Universitário Seduc, foram ofertados ao longo do ano, cinco ‘aulões’ de atualidades, dois encontros ‘Treinando com Pesos’ (primeiro e segundo semestres), dois simulados online, um simulado presencial dividido em dois sábados, as revisões regionais, as oficinas de redação e Poket. Todas essas atividades foram intensificadas na Maratona Enem, iniciada 100 dias antes das provas.

“Definimos 100 dias de atividades intensas com a inovação da Maratona Enem, sempre com um suporte de material próprio. Além das atividades presenciais, intensificamos as atividades de todos os sábados. Tínhamos encontros com alunos, e esses encontros foram priorizados de acordo com as áreas do conhecimento”, explica Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc).

A coordenadora do Pré-Uni explica que, ao longo do ano, os alunos participaram do ‘Treinando com Pesos’, uma  espécie de aulão com material próprio e simulados voltados para as áreas do conhecimento. A redação foi tratada como prioridade, e atividades contendo temas da atualidade motivaram os alunos a lerem mais sobre o que está acontecendo no país e no mundo.

No Poket os alunos tiveram acesso a conteúdo com dicas rápidas para que os estudantes se sintam motivados a permanecer em estado de treinos

No Centro de Excelência Djenal Tavares Queiróz, o diretor Cesar Estrelado explica que os 99 alunos da 3ª série do Ensino Médio inscritos no Enem começam a preparação ainda na 2ª série. “Temos o ‘Redação Nota 1000’, as disciplinas eletivas, e ampliamos para além da monitoria de desempenho e a monitoria colaborativa.

Alguns alunos ficaram tão envolvidos com a questão de redação que decidiram colaborar com os monitores de desempenho. Tudo isso alinhado com o projeto de vida e FGV [Fundação Getúlio Vargas], onde o aluno se dedica de uma forma mais profunda. Também temos a busca ativa que controla a frequência e evoca a participação dos país”, explica.

Segundo o professor Cesar Estrelado, foram identificados alunos que estavam com média abaixo do 5,0 e feito um trabalho para que eles saíssem dessa zona de risco. Os que atingiram a excelência também entram no trabalho de suporte para outros alunos.

Revisão final

A culminância de todas essas atividades acontecerá no dia 1º de novembro, quando será realizada a maior revisão final do país, no ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, no horário das 9 às 18 horas. Para participar da revisão, os estudantes do programa Pré-Universitário da Seduc e da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual receberão uma pulseira de acesso.

O evento terá como temática principal ‘Um universo de realidades ao seu alcance’, e a programação será repleta de atrações, com aulas comandadas pelos professores articuladores das áreas do conhecimento, que vão interagir entre si e com os alunos, para vivenciarem uma grande experiência antes da realização do Enem.

A diretora Eliane Passos explica que, além da infraestrutura do aulão final, que é grande culminância da Maratona, há uma logística de lanche, de transporte e de almoço, para que todos se sintam acolhidos no estudo das apostilas, que cada aluno receberá para acompanhar as atividades do aulão.

Confira a programação:
8h – Recepção e acolhimento dos estudantes;
9h – Abertura oficial;
9h30 – Aula de Linguagens (Artes, Inglês, Espanhol e Educação Física);
10h15 – Aula de Linguagens (Português e Literatura);
11h – Aula de Redação;
11h20 – Aula de Matemática;
12h20 – Avisos gerais sobre o horário de almoço e início do segundo turno de atividades;
12h30 – Almoço com Música
14h30 – Aula de Humanas
15h30 – Aula de Natureza
16h30 –  Sorteios
18h – Encerramento.