Governo de Sergipe assina contrato com a empresa responsável pela reforma do Estádio Estadual Etelvino Mendonça

Governo de Sergipe assina contrato com a empresa responsável pela reforma do Estádio Estadual Etelvino Mendonça

20/10/2023 0 Por Redação

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), e a empresa vencedora da concorrência pública n°04/2023 assinaram, na quarta-feira, 18, o contrato de execução da obra de reforma do Estádio Estadual Etelvino Mendonça, o Mendonção, localizado na cidade de Itabaiana, no agreste sergipano.

O contrato assinado com a Firma MJD Construções e Serviços Ltda, da cidade de Campo do Brito, prevê a execução da primeira fase dessa obra, que inclui a substituição do gramado, além dos serviços de drenagem e irrigação. O investimento total será no valor de R$ 2.849.568,08, com recursos federal e estadual.

O governador Fábio Mitidieri destacou que a reforma faz parte do Plano de Governo, com o foco de priorizar o investimento em melhorias na infraestrutura dos espaços públicos destinados às práticas esportivas e de lazer. “Essa é uma obra que sempre esteve no meu coração, desde o período em que era deputado federal e destinamos a emenda para esse projeto. Essa reforma é um passo importante para o fortalecimento do esporte sergipano. O Mendonção é um espaço fundamental para nossos atletas e toda a comunidade itabaianense, e tenho o compromisso de torná-lo um local mais moderno e acolhedor para todos”.

Fábio também ressaltou que a assinatura do contrato com a empresa responsável, realizada ontem, é o início de uma nova fase para o Mendonção. “Estamos empenhados em garantir que essa reforma seja concluída com eficiência e dentro do prazo, de modo que em breve possamos desfrutar de um espaço renovado e ainda mais bonito.”

O governador agradeceu a todos os envolvidos nesse projeto e à população de Itabaiana por confiar no trabalho do Governo de Sergipe. “Juntos continuaremos trabalhando para construir um futuro melhor para o município. A reforma do Mendonção é apenas o começo de uma série de investimentos que faremos para promover o desenvolvimento e o progresso na cidade”, afirmou Fábio Mitidieri.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, explicou os próximos passos após a assinatura do contrato até o início dos serviços. “Agora temos esses prazos burocráticos que devem ser seguidos. Vamos encaminhar o contrato para a Caixa Econômica Federal, porque uma parte desse recurso é verba federal. Depois que a Caixa der a autorização de início de obra, daremos a ordem de serviço. Mas já nos reunimos com a empresa vencedora, conversamos com eles sobre essa preocupação que a gente tem de ser uma obra muito bem-feita, de qualidade, mas que atenda aos prazos que foram estabelecidos para que o Itabaiana e o futebol sergipano possam ser contemplados o mais brevemente possível com a reforma desse estádio, que será muito importante para o esporte sergipano”, afirma a secretária.

Sobre a obra

Os recursos investidos na primeira fase da obra de reforma do Estádio Estadual Etelvino Mendonça prevêem a remoção da grama existente, terraplanagem  (escavações e execução de colchão de areia – camada drenante) e execução da drenagem do campo com trincheiras drenantes. Em seguida serão executados a implantação do sistema de irrigação automatizado, a colocação do gramado com grama celebration maxi rolo sobre camada de topsoil (padrão Fifa), a demarcação do campo, a pintura das traves e a substituição das redes, além de serviços complementares, como manutenção do poço artesiano existente, construção de abrigo para bombas e reservatório de 20 mil litros.

Na segunda fase da obra, também serão executados os serviços de impermeabilização nas lajes do acesso aos vestiários, construção do banco de jogadores reservas e banco dos juízes, construção de cobertura em policarbonato para acesso aos vestiários, reforma da arquibancada acima dos vestiários (conserto do caimento do piso e pintura) e revestimento/pintura do muro da área do poço artesiano.

A reforma será fiscalizada pela diretoria competente da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) e deverá ser executada em total observância às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e às especificações, memorial descritivo e plantas contidas no projeto básico da obra. Os serviços também deverão ser executados e concluídos no prazo de 120 dias, de acordo com o cronograma físico-financeiro, incluído neste mesmo prazo, a mobilização. O prazo se inicia a partir da expedição da ordem de serviços e mobilização emitida pela diretoria competente da Cehop, e consequente ciência da empresa contratada.

O Mendonção 

O Estádio Estadual Etelvino Mendonça, ou Mendonção, como é popularmente conhecido, está localizado entre a Praça Etelvino Mendonça e a avenida Manuel Francisco Teles, na cidade de Itabaiana. O Mendonção foi inaugurado em 7 de março de 1971, com a partida entre o Itabaiana e o Grêmio e, atualmente, é a casa do Itabaiana, com capacidade para receber até dez mil pessoas.