Com relatoria da Delegada Katarina, forró se torna manifestação da cultura nacional

Com relatoria da Delegada Katarina, forró se torna manifestação da cultura nacional

09/11/2023 0 Por Redação

O tradicional forró nordestino foi reconhecido, por lei, manifestação da cultura nacional. A propositura 14.720/23 foi sancionada na terça-feira, 7, pelo presidente Lula, e teve relatório favorável da deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE).

Em seu relatório, a parlamentar sergipana afirmou ser legítima a iniciativa, além de muito satisfatória, uma vez que o Estado de Sergipe é conhecido como País do Forró, com festejos juninos sendo realizados por mais de 30 dias.

“Os quais são identidade raiz da cultura local, muitos deles conhecidas nacionalmente, tais como: os Barcos de Fogo de Estância; Festa do Mastro em Capela; Forró Siri em Nossa Senhora do Socorro, Forró Caju e Vila do Forró, ambas em Aracaju, capital do Estado”, defendeu a Delegada Katarina.

Ao ser sancionada, a proposta reforça essa identidade cultural do forró para todo o país, legitimando suas raízes e fomentando sua divulgação além-Nordeste.

“Fiquei muito feliz por relatar esse projeto e poder vê-lo se tornar lei. Isso é muito importante para a nossa cultura, porque todo sergipano tem o forró em seu DNA, ele é parte de nossa identidade desde a infância, com as apresentações escolares, até a vida adulta, e é parte significativa de nossa economia e entretenimento”, salientou a deputada.