
Ipesaúde dá início a programação da Semana de Combate ao Diabetes
13/11/2023Nesta segunda-feira, 13, véspera do Dia Mundial do Diabetes, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) deu início à programação da Semana de Combate ao Diabetes, que será realizada até a sexta-feira, 17 de novembro, no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Jr. Algumas iniciativas também serão desenvolvidas nesta terça-feira, 14, na sede da autarquia e nas seis unidades do Instituto situadas no interior do estado.
De acordo com a endocrinologista Karla Rezende, a Semana de Combate ao Diabetes é um movimento internacional, que visa chamar a atenção do mundo inteiro para uma doença que é muito comum e está aumentando a frequência ao longo das décadas. “Hoje a cada 11 pessoas no mundo, uma tem diabetes. Daqui a alguns anos, serão dez pessoas para um diabético e daí por diante”, explicou.
Segundo a especialista, o diabetes é uma doença que não tem tantas manifestações clínicas e metade das pessoas do mundo, assim como um terço no Brasil, não sabem que têm a doença. Karla Rezende informou ainda que o diabetes é a principal causa de diversas doenças, a exemplo da cegueira, da insuficiência renal, de amputação, de neuropatias e de problemas vasculares, cardíacos e cerebrais.
A coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Kelly Bignardi, disse que esta será uma semana inteira de cuidados dedicada aos beneficiários do Ipesaúde que têm ou não o diabetes. “A missão do Centro é cuidar desse público, com a oferta de serviços e ações. Esta é uma iniciativa que tem o objetivo de ofertar para o público um serviço chamado ponto de cuidado, que visa a realização de exames de verificação dos órgãos mais afetados pelo diabetes”, afirmou.
Prevenção
O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, também destacou a importância da Semana de Combate ao Diabetes para a prevenção da doença. “O diabetes é uma doença altamente prevalente, é silenciosa e, por isso, muitas vezes o beneficiário doente não sabe que é diabético e quando vai descobrir já está com as complicações de visão, do rim, de circulação sanguínea e outras tantas que o diabetes pode causar. No dia de hoje e durante toda a semana, nós receberemos os nossos beneficiários para a realização de teste e detecção precoce dessa doença”, salientou.
O paciente José Autran Guimarães Trindade tem diabetes há 10 anos e há dois vem se tratando no Ipesaúde. Ele disse que achou a iniciativa muito boa e que as ações de prevenção são favoráveis. “É bom sempre fazer os exames, quanto antes controlar, melhor, porque previne a doença e impede que ela se aprofunde”, revelou.