SSP avalia como positiva operação da segurança pública para o Enem 2023 em Sergipe

SSP avalia como positiva operação da segurança pública para o Enem 2023 em Sergipe

13/11/2023 0 Por Redação

Como resultado do trabalho integrado entre 16 instituições e do foco da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na tranquilidade dos alunos e da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as provas ocorreram sem intercorrências em Sergipe. A SSP montou um planejamento operacional estratégico que contemplou os 34 municípios onde foram aplicadas as provas nos domingos, 5 e 12 de novembro.

De acordo com o tenente-coronel Emerson do Nascimento Souza, subcomandante do policiamento militar do interior, destacou que a operação de segurança para o Enem 2023 envolveu 16 órgãos. No tocante à segurança pública, a operação foi coordenada pelo coronel Vivaldy Cabral, também da Polícia Militar. “A operação envolveu órgãos municipais, estaduais e estaduais, com tratativas desde o início do ano”, mencionou.

Na operação de segurança pública do Enem 2023, o planejamento que foi adotado também para a tranquilidade dos alunos contemplou o policiamento no entorno dos locais de provas nos dois domingos – 5 e 12 de novembro -, além do translado das provas. “O policiamento envolveu a escolta de viaturas dos Correios levando as provas para todo o interior do estado e capital”, acrescentou o tenente-coronel Emerson do Nascimento Souza.

Conforme o subcomandante do policiamento militar do interior, a operação de segurança pública destinada ao Enem 2023 transcorreu de forma tranquila em Sergipe. “O policiamento permitiu que os alunos pudessem realizar suas provas sem qualquer tipo de intercorrência. Alguns incidentes relativos à perturbação do sossego foram sanados por nossas equipes, então consideramos a operação totalmente exitosa”, afirmou o tenente-coronel Emerson.

Ainda nas ações de segurança pública para o Enem 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) esteve entre as 16 instituições que fizeram parte da operação para a tranquilidade do Exame Nacional do Ensino Médio em Sergipe. Segundo o tenente-coronel Luiz Carlos Alves, adjunto da Diretoria Operacional do CBMSE, a corporação atuou com um plano de operação que envolveu recursos humanos e equipamentos.

“O objetivo [da atuação do Corpo de Bombeiros] foi exatamente diminuir o tempo resposta em face de toda e qualquer ocorrência relacionada ao Enem, que tem sido muito tranquilo e os candidatos têm sido resguardados com segurança. É com muita satisfação que o Corpo de Bombeiros manifesta que o Enem 2023 foi bastante seguro e tranquilo, sem intercorrências adversas”, ressaltou o tenente-coronel Luiz Carlos Alves, do CBMSE.

Operação Enem 2023

Participam do planejamento a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Inep, Correios, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cebraspe, Energisa, Deso, Guarda Municipal de Aracaju e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).