Sete municípios sergipanos receberam lote de vacinas Astrazeneca vencidas

Sete municípios sergipanos receberam lote de vacinas Astrazeneca vencidas

02/07/2021 0 Por Redação

Pelo menos sete municípios sergipanos receberam um lote vencido da vacina AstraZeneca. As doses aplicadas depois da validade são de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como “4120Z005”, com vencimento em 14 de abril e foram aplicadas em Aracaju, Capela, Estância, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Glória. As informações são do jornal Folha de São Paulo

Os municípios de Itabaiana e Capela receberam 4 doses; Nossa Senhora do Socorro 3 doses; os demais, 1 dose cada. O número do lote pode ser conferido no cartão de vacina. Confira abaixo os locais onde foram usados.

Em todo país, 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas, o que pode comprometer a proteção contra a Covid-19. Os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados pelo jornal nesta sexta-feira (2).

Segundo a reportagem, todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou nota ao F5 News, na qual afirma que orientou os municípios para realizarem a busca no banco de dados para identificar se de fato ocorreu a aplicação de doses vencidas.

“À principio, a Secretaria de Saúde analisa como um erro de registro, uma vez que a informação trazida na reportagem se refere a aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida e não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. Cada frasco traz de 5 a 10 doses. Assim, a principio, o envio de uma informação para o sistema do Ministério da Saúde referente a uma dose com a data “vencida” pode ser um erro de registro. Essas pessoas não precisam ir até as unidades básicas de saúde. Os municípios, após essa verificação, entrarão em contato com essas pessoas”, declarou a pasta. 

 

Informações do F5 News

Foto 1: Reuters/Sergio Perez/Direitos Reservados

Foto 2: Reprodução/Folha de São Paulo