SES reúne municípios para discutir sobre ações estratégicas do Sistema de Informação da Atenção Primária à Saúde e-SUS

SES reúne municípios para discutir sobre ações estratégicas do Sistema de Informação da Atenção Primária à Saúde e-SUS

25/09/2020 0 Por Paulo Pereira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) realizou nesta quinta-feira, 24, reuniões com os municípios que possuem menos de 70% nos cadastros dos usuários. O objetivo é apoiar esses municípios nas tomadas de decisões frente às inconsistências do e SUS.

Esse movimento contemplou as regiões de : Aracaju, Lagarto, Estância, Propriá e Itabaiana. Posteriormente serão Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro.

De acordo com a Coordenadora Estadual de Atenção Primária à Saúde, Gisa Ávila, o prazo para esse cadastro será até 31 de Outubro conforme Portaria Ministerial nº 47. “Estamos fazendo esse momento, informando de forma presencial que eles precisam qualificar essas informações porque temos muitas inconsistências no sistema. O objetivo é mostrar os problemas, bem como o caminho para solucionar e resolver”, destaca.

O gerente de Ações Programáticas da SES, Afonso Abreu, explica que as inconsistências que geram no sistema fazem com que os cadastros sejam invalidados podendo gerar perdas de recursos financeiros. “Com o cadastro é possível conhecer a região, os indivíduos e as necessidades, possibilitando trabalhar em cima da gestão de base populacional. Se eu conheço o meu território enquanto município eu consigo planejar ações e ofertar o meu serviço de saúde diante da necessidade da população, então por isso além da importância da captação ponderada do financeiro dos municípios, a grande chave é o planejamento de acordo com necessidade. Quando o cadastro é invalidado, não pode ser contabilizado, então não gera informação, o município fica sem população cadastrada e ele pode perder o recurso financeiro do Ministério da Saúde”, disse.

Presente na ocasião, a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Propriá, Márcia Melo, destaca que o suporte dado pela SES está sendo fundamental em todo o processo. “Essa reunião está sendo importante para todos os municípios porque vai ajudar a resolver e entender as inconsistências com relação aos cadastros, como os municípios vão conseguir atingir os indicadores que o programa exige. Como toda entrada de recurso será por captação ponderada em cima dos indicador de saúde é fundamental entender. O suporte que a SES está oferecendo vai nos ajudar a corrigir o que for necessário”, salienta.

SES.SE.GOV