Sergipe se prepara para receber o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e o 1º Fórum Latino-Americano da Água

Sergipe se prepara para receber o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e o 1º Fórum Latino-Americano da Água

06/11/2023 0 Por Redação
Com o apoio do Governo do Estado, os eventos acontecem entre os dia 19 e 24 de novembro, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju
A 13 dias da abertura, os preparativos para o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e o 1º Fórum Latino-Americano da Água seguem a todo vapor. Entre os dias 19 e 24 de novembro, Sergipe receberá o maior evento na área de gestão de recursos hídricos do Brasil, com a participação de mais de três mil pessoas, de cerca de 20 países, e o envolvimento de mais de 14 mil participantes em atividades externas promovidas pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), com o apoio do Governo de Sergipe e entidades parceiras. A programação acontece no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, no horário de 9h às 18h.
Com o objetivo de alinhar demandas sobre o evento, sobretudo envolvendo a questão logística, divulgação turística, cultural e ações educativas, a comissão organizadora tem realizado constantes reuniões com a equipe do Governo do Estado. Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, esse alinhamento é essencial para o sucesso do evento. “Sergipe estará no centro das principais discussões sobre a água no Brasil e América Latina. Para nós está sendo uma grande satisfação sediar um evento tão importante como esse”, destacou.
Para Rodrigo Cordeiro, organizador do SBRH, uma das principais metas do evento é garantir a mobilização em todos os segmentos da sociedade sobre o tema da água. “São esperados três mil participantes de cerca de 20 países. A população local terá lugar cativo nesse espaço de informação e engajamento com o tema da água, realizaremos a exposição ‘A Água. E você?’. Geraremos cerca de 700 empregos diretos e indiretos, todos os nossos fornecedores são de Sergipe, cerca de 60 fornecedores locais por aqui prestarão seus serviços. O impacto econômico é estimado em R$ 50 milhões”, informou.
O evento
Serão diversas conferências nacionais e internacionais, mesas-redondas abordando os grandes temas, minicursos de capacitação de alto nível, apresentações de trabalhos em várias sessões técnicas, ExpoHidro, uma exposição de soluções e inovações do setor, e um olhar para o futuro com o Prêmio ‘Jovem Pesquisador’, um reconhecimento e valorização de jovens talentos. Também haverá os prêmios ‘Mulheres na gestão das águas’, com objetivo de reconhecer a atuação de mulheres dentro do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), para o fortalecimento e avanços da Política Nacional de Recursos Hídricos, e o ‘Flávio Terra Barth’, que visa reconhecer a atuação de pessoas ou instituições que tenham se destacado por contribuições significativas para a gestão e aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos.
Também no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos será realizado o 1° Fórum Latino-Americano da Água, entre os dias 21 e 22 de novembro, uma iniciativa da Rede Latino Americana de organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), em parceria com Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e como principal apoiadora do evento a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
De maneira geral, o evento oportunizará o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos, como autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão.
Confira a programação completa do XXV SBRH em: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvsbrh/programacao-preliminar