Ritmo acelerado marca primeiros dias de trabalho na obra de reestruturação da Tancredo Neves

Ritmo acelerado marca primeiros dias de trabalho na obra de reestruturação da Tancredo Neves

01/02/2024 0 Por Redação

Em dois dias de trabalho, o movimento intenso de homens e máquinas durante dia e noite já começa a apresentar à população as primeiras transformações na avenida Tancredo Neves. A reestruturação da via foi iniciada na última terça-feira, 30, após assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com o intuito de acelerar o ritmo, executa a obra em diversas frentes.

 

A partir do viaduto entre a avenida Tancredo Neves e a avenida Chanceler Osvaldo Aranha, após a fresagem, já está sendo implantada a camada de asfalto na faixa 1, enquanto na faixa 2 o processo já foi concluído, até a altura do cruzamento com a avenida Conselheiro João Evangelista, que dá acesso ao Centro Administrativo. Deste ponto até o cruzamento com a avenida Marechal Rondon, é realizada a fresagem do pavimento para que a via receba a massa asfáltica.

 

Durante o período noturno, continuará sendo desempenhada a escavação em profundidade de 15 cm, com a remoção da antiga base para aplicação de uma nova, formada por brita graduada, para que o asfalto resista mais ao tráfego de veículos pesados. Nos trechos da avenida Tancredo Neves em que houver três faixas, a técnica será empregada na faixa 3; onde só houver duas, será feita na faixa 2.

 

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a celeridade da obra e avalia o impacto para a população. “São dois dias em que o serviço anda bem, inclusive no período noturno. Estamos avançando de modo bastante satisfatório, com equipes trabalhando quase toda a área que compreende o trecho 1, que vai do viaduto que fica no cruzamento com a avenida Osvaldo Aranha até o cruzamento com a avenida Marechal Rondon. A Tancredo Neves não era recapeada há quase 23 anos. É a avenida mais movimentada da cidade, que recebe o movimento de todo o Estado e distribui o fluxo por boa parte de Aracaju, o que faz da sua reestruturação uma obra grandiosa, que promove um benefício enorme para a população da capital e do interior”.

 

Com 15 km de extensão em seus dois sentidos, a avenida Tancredo Neves receberá, em seu processo de reestruturação, o trabalho de recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, melhoria de passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade. Para viabilizar a obra, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 26.673.726,92 em recursos próprios. Esta é uma contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que garantiu R$ 500 milhões em recursos para a realização de 24 obras estruturantes e de mobilidade urbana para a capital sergipana.

 

A obra

 

Foram adotadas duas concepções para orientar a obra: sentido crescente, para a via que direciona o condutor à zona Sul; e sentido decrescente, que direciona o condutor à saída da cidade e à zona Norte.

 

O trabalho na via será dividido nas faixas 1 (esquerda), 2 (central) e 3 (direita). Nas faixas 1 e 2, será fresado (retirado) o asfalto em uma profundidade de 6cm. Será aplicado, primeiro, um novo pavimento de espessura de 3 cm; ao final da obra, será aplicada uma nova camada com mais 3 cm, restabelecendo a espessura de 6 cm da via. Já a faixa 3 terá todo o seu asfalto fresado e terá retirada mais 15 cm da base existente. Depois, será aplicada uma nova base de brita graduada e uma nova camada de asfalto com 7 cm de espessura. Ao final da obra, será aplicada outra camada de asfalto com mais 3 cm, totalizando uma espessura de 10 cm.

 

Entre as faixas 1, 2 e 3 serão utilizadas técnicas diferentes pelo nível de desgaste mais elevado da faixa 3. Além disso, ela é destinada a tráfego de veículos de maior porte. Este ciclo será replicado nos outros trechos da obra a cada 500 m, sendo constante por toda a avenida Tancredo Neves.

 

A complexidade e o impacto da obra demandam medidas diferenciadas. Por isso, haverá trabalho e movimento de máquinas pesadas durante o período noturno e finais de semana. Desta forma, as equipes atuarão das 7h às 17h e das 20h às 5h.