Quarenta e dois municípios recebem Selo Município Amigo da Mulher

Quarenta e dois municípios recebem Selo Município Amigo da Mulher

24/11/2023 0 Por Redação

Quarenta e dois municípios sergipanos já contam com um equipamento essencial para o combate à violência doméstica e familiar e, por isso, receberam o reconhecimento do Poder Judiciário. A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) fez a entrega, na manhã desta sexta-feira, 24/11, do Selo Município Amigo da Mulher para as cidades que já implementaram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram).

“Esse selo foi uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher, na pessoa da doutora Jumara Porto, como forma de reconhecimento e agradecimento aos municípios que abraçaram essa campanha de combate à violência contra a mulher. Então, hoje estamos aqui para celebrar esse encontro em benefício da mulher”, disse o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, presidente do TJSE.

Nos Crams, a mulher vítima de violência conta com atendimento social, psicológico e jurídico. Em muitos deles criados este ano, já são oferecidos cursos profissionalizantes, a exemplo do Cram de Capela, onde 60 mulheres foram formadas em curso de culinária; e o de Arauá, onde foi ofertada capacitação em manicure. A ideia é que as mulheres conquistem autonomia financeira e se libertem do ciclo de violência doméstica.

Conforme a juíza Jumara Porto, coordenadora da Mulher do TJSE, a luta para combater a violência doméstica não pode parar. “Ainda temos muito a evoluir, mas também já chegamos longe com esses espaços de acolhimento e cura da mulher vítima de violência. Tanto que eu chamo o Cram de espaço do amor. Acredito que até o final do ano a gente consiga que mais uns cinco municípios implantem o Cram aqui no Estado e seremos modelo no Brasil”, apontou.

“Infelizmente, no dia da inauguração do nosso Cram, no dia 8 de março deste ano, uma mulher foi vítima de violência. Então, nós enquanto gestores aceitamos o desafio de implementar o Cram, que hoje atende mais de 60 mulheres. O Cram agora faz parte da família delas, onde são atendidas com todo cuidado, de forma humanizada e onde aprendem a ser empreendedoras. Vários cursos já foram ofertados e algumas já está com sua independência financeira”, destacou Silvany Mamlak, que é prefeita de Capela e vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).

O prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, contou que a procura pelos serviços do Cram está grande. “Até em busca de informações, principalmente, e prevenção. A gente fica satisfeito em contribuir com as mulheres e ficamos felizes por receber esse selo um mês após a instalação do Cram”, contou Eraldo. Já o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo, afirmou que com a inauguração do Cram as mulheres se sentiram mais seguras e acolhidas. “Estão fazendo oficinas e cursos profissionalizantes. Muitas mulheres que estavam no ócio viram no Cram a oportunidade de ocupar a mente e se encontrar com outras mulheres”, contou Luiz.

Além da articulação para implementação dos Crams com gestores municipais, a Coordenadoria da Mulher do TJSE faz o acompanhamento dos equipamentos que já foram criados, planeja ações intersetoriais nos municípios que já implementaram, fomenta a realização de cursos profissionalizantes nesses locais e promove capacitações dos profissionais integrantes das equipes multidisciplinares.

Solenidade

A entrega do Selo foi iniciada com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros de Sergipe. Regida pelo maestro subtenente Evandro Bispo, eles tocaram vários sucessos internacionais e nacionais que enaltecem a mulher, como Maria, Maria, de Milton Nascimento. Em seguida, a contadora de histórias Maria Edlene Santos, de Riachão do Dantas, relatou sua própria história de violência doméstica e superação, mas depois divertiu a todos com cordéis sobre uma viúva e uma idosa bem empoderadas. Um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação do TJSE mostrou depoimentos de mulheres já atendidas por Crams. Ao lado do auditório, o público conferiu fotos da exposição Partida, que foi aberta no Memorial do Judiciário em agosto.

Ainda compareceram à solenidade o senador Laércio Oliveira, que em agosto apresentou um projeto de resolução para que o Selo Município Amigo da Mulher, inspirado no do TJSE, seja instituído em todo o país; e também a deputada federal Yandra Moura, que apresentou um projeto de lei para que sejam destinados cerca de R$ 100 milhões para a manutenção dos Crams em Sergipe.

Confira os municípios que receberam o Selo

Aracaju
Arauá
Areia Branca
Barra dos Coqueiros
Boquim
Campo do Brito
Canindé de São Francisco
Capela
Carmópolis
Estância
Frei Paulo
Feira Nova
Ilhas das Flores
Indiaroba
Itabaiana
Itabaianinha
Japaratuba
Lagarto
Laranjeiras
Macambira
Maruim
Monte Alegre
Nossa Senhora das Dores
Nossa Senhora da Glória
Nossa Senhora do Socorro
Neópolis
Pacatuba
Pedra Mole
Pedrinhas
Pinhão
Porto da Folha
Poço Redondo
Poço Verde
Propriá
Riachão do Dantas
Riachuelo
Santana do São Francisco
Santa Rosa de Lima
São Domingos
São Francisco
Simão Dias
Tobias Barreto

Informações adicionais