Qualidade da Unit se destaca com formação de professores e metodologias ativas

Qualidade da Unit se destaca com formação de professores e metodologias ativas

17/11/2023 0 Por Redação

Diferenciais buscam aproximar os estudantes do mercado de trabalho e apoiar o trabalho dos professores, que se fazem presente tanto na graduação quanto na pós-graduação

Um dos quesitos mais prezados pelos estudantes que buscam fazer um curso superior está na qualidade acadêmica de seu ensino. E entre os aspectos cada vez mais valorizados nos tempos atuais está a combinação entre a formação aprimorada de professores e a adoção de metodologias que envolvam cada vez mais os alunos nas atividades práticas de cada profissão. Tais características também se destacam nos cursos da Universidade Tiradentes (Unit), que se posicionam entre os mais bem avaliados por instituições ligadas ao Ministério da Educação (MEC), como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Sistema Nacional da Educação Superior (Sinaes).

 

Um dos passos mais importantes no aperfeiçoamento desta qualidade vem sendo dado desde o início do ano, através do Projeto Inova Tiradentes. Fruto de uma reestruturação curricular realizada inicialmente em seis cursos da graduação (Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Administração, Engenharia Mecatrônica e Direito), ele tem como diferencial a metodologia de ensino baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI, por aumentar a motivação dos estudantes em aprender, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades colaborativas.

 

Nele, os alunos já começam a lidar, ainda no primeiro período do curso, com questões e problemas reais, advindas de demandas da sociedade, com a possibilidade de criar soluções e apresentar resultados. “Ao se adotar um currículo baseado no desenvolvimento de competências, busca-se aliar a teoria com a prática, valorizando as experiências dos estudantes, a utilização das tecnologias da informação e comunicação, estimulando a autoaprendizagem, as práticas colaborativas e a articulação dos conhecimentos inerentes do profissional com a sociedade”, destaca a professora Michelline Simões do Nascimento, gerente de Avaliação e Acreditação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Segundo Michelline, esse diferencial aproxima o estudante do mercado de trabalho, das mudanças que o mundo vem enfrentando e dos desafios que movem as pessoas, além de promover as habilidades cognitivas, comunicativas e socioemocionais atreladas à sua área profissional. Isso se dá com orientações de professores e profissionais de mercado, além de estratégias de aprendizagem como sala de aula invertida, cenários diversos de aprendizagem, laboratórios de formação específica, espaços para orientação profissional e outros.

 

Formação constante

Outra chave para o aprimoramento da qualidade acadêmica está na formação constante de seu corpo docente, formado por mestres, doutores e pós-doutores com passagens por renomadas universidades do Brasil e do exterior, além de experiência reconhecida no mercado de trabalho. Estes professores contam com o Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), criado em 2019 e atuante no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades tecnológicas, pedagógicas e socioemocionais, além de novas metodologias de ensino. Ele também presta apoio aos professores em assuntos e situações relacionadas ao dia-a-dia acadêmico e à vida no campus.

Esse diferencial se reforça com a presença destes professores tanto nos cursos de graduação quanto nos de pós-graduação, incluindo os cinco programas de mestrado e doutorado (stricto sensu) e os mais de 40 cursos de pós lato sensu em áreas como Direito, Educação, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Gestão, Psicologia, Medicina, Nutrição, Segurança Pública, Serviço Social, Tecnologia e Biomedicina. “A gente pode traduzir isso em uma excelência muito grande. Essa fusão, essa sinergia que existe entre a graduação e a pós-graduação, é o que eleva cada vez mais os nossos cursos”, destaca o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão.

“Evidentemente que o que faz o resultado do curso é o corpo docente, a coordenação do curso e toda a organização que a gente faz por trás para que no dia da aula o aluno e o professor venham com a única preocupação de ensinar e aprender. E hoje a gente tem dentro desse ecossistema a possibilidade de propor soluções muito mais amplas, porque vai desde o curso que naturalmente ele já espera receber, porém quando ele está aqui, ele começa a perceber a importância de fazer a prática em um ambiente de fato diferenciado”, complementa o coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu, professor Ivanilson Leonardo.

Asscom Unit