Proliferação bacteriana causou intoxicação alimentar de 70 estudantes em Sergipe, diz laudo

Proliferação bacteriana causou intoxicação alimentar de 70 estudantes em Sergipe, diz laudo

20/09/2022 0 Por Redação

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, se reuniram, na manhã desta terça-feira(20), para discutir os resultados das amostras coletadas na investigação de sintomas gastrointestinais que ocorreram após alimentação.

 

Entre as amostras coletadas da água e dos alimentos ( carne moída, cuscuz e suco de caju), houve crescimento bacteriano apenas em um dos alimentos, a carne moída, ratificando a suspeita inicial de problemas no processo de pré-preparo da mesma. As amostras foram coletadas pela Vigilância Sanitária de Aracaju e processadas pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen).

 

Foram encontradas as bactérias Klebsiella sp. e Staphylococcus sp, germes que devido as condições de refrigeração podem ter se proliferado e causado a intoxicação alimentar.

 

A Seduc pontua ainda que vem reforçando o cardápio das unidades de ensino inserindo mais produtos a exemplo de proteínas e ampliou equipe de apoio. Mais de 965 merendeiros foram contratados e a rede estadual conta, atualmente, cerca de 1.905 merendeiras que passaram por capacitações e atuam em 322 escolas estaduais, atendendo 174 mil estudantes, fornecendo por dia 214 mil refeições.

 

Fonte: Seduc