Prefeito Edvaldo inicia entrega de notebooks do programa de inclusão digital da Semed para alunos da rede

Prefeito Edvaldo inicia entrega de notebooks do programa de inclusão digital da Semed para alunos da rede

26/12/2023 0 Por Redação
Com o objetivo de qualificar ainda mais o ensino da rede municipal de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira iniciou, nesta terça-feira, 26, a entrega dos notebooks para os alunos matriculados nas escolas do município. A aquisição dos equipamentos integra o planejamento estratégico da Prefeitura Municipal para modernização da educação da capital, a partir da implementação de tecnologias no ambiente escolar. Ao todo, o município adquiriu 25 mil equipamentos, resultando em um investimento de R$ 75 milhões, com recursos próprios. Nesta primeira etapa, foram entregues 320 notebooks, com chip para conectividade com a internet, para os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral João Oliva Alves, no bairro Santa Maria.

“Esse é um projeto que estamos trabalhando há mais de dois anos e que agora começamos a concretizar. É uma iniciativa que faz parte do planejamento estratégico da gestão e que tem como foco transformar as escolas do município em centros de desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, a partir do uso da tecnologia. A nossa ideia é que as escolas públicas concorram de forma efetiva com as instituições de ensino particulares, possibilitando aos filhos das pessoas que mais precisam as mesmas oportunidades dos filhos daqueles que têm mais condições. Isso é garantir a igualdade”, destacou o prefeito.

Durante a entrega dos equipamentos, Edvaldo lembrou as mudanças implementadas na rede municipal de Aracaju ao longo dos últimos anos e reiterou que a aquisição dos notebooks faz parte deste processo. “Hoje, todas  as nossas escolas  estão integradas com rede de internet e wifi de alta velocidade. Além disso, nos últimos anos, realizamos outras ações voltadas para o uso da tecnologia em sala de aula. Agora, iniciamos uma outra etapa, que é a entrega de um notebook para cada aluno da nossa rede, para que ele esteja cada vez mais antenado e possa aprender de forma lúdica. Esses computadores serão integrados, inclusive, às lousas digitais que serão instaladas nas escolas, o que tornará o ensino ainda mais interativo. Ou seja, é um pacote de iniciativas que se complementam. Além disso, esses notebooks serão elementos fundamentais para as famílias, levando a inclusão digital para dentro dos lares e incentivando pais, irmãos mais velhos, a voltarem a estudar. Enfim, é uma ação que trará resultados a curto, médio e longo prazos”, completou.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, os notebooks serão distribuídos para toda a rede pública de ensino de Aracaju, “especificamente para os alunos do 1º ao 5º ano e da educação de jovens e adultos”. “Esse movimento faz parte de um grande pacote de tecnologias educacionais e de modernização da educação do município. Esses notebooks cumprirão, basicamente, duas funções: a primeira é dar acesso aos nossos estudantes às tecnologias, possibilitando que eles tenham mais intimidade com o computador, com a internet, porque ser cidadão no mundo contemporâneo pede que essas crianças e jovens saibam mediar essas tecnologias. A segunda é que precisamos transformar nossas escolas em um ambiente pedagogicamente mais atrativo”, pontuou.

O secretário informou ainda que a pasta realizará uma série de entregas em 2024 “para que a Educação de Aracaju evolua ainda mais”. “Tanto no que diz respeito à forma como os professores ministram suas aulas, tanto no sentido de aprendizagem dos alunos, faremos diversas entregas. O que estamos fazendo é que os nossos estudantes entrem, de fato, no século 21, transformando  as unidades de ensino em instrumentos de concretização de sonhos, de colheitas dos frutos mais doces para o futuro desses jovens. Queremos que, na vida adulta, eles possam ser competitivos e ter a cidadania plena no local que escolherem para viver”, acrescentou.

Diretor de Tecnologia da Informação da Semed, Caio Davinis explicou que a rede municipal está fazendo um trabalho baseado nos conjuntos de atividades preliminares. “Fizemos um estudo de consultoria de plataforma e soluções de tecnologia que de fato agreguem valor no processo de aprendizagem dos estudantes. Então, além do equipamento, também estamos entregando um chip com conectividade de internet que será controlada e analisada de uma forma que a gente consiga ter uma visão macro e específica do aluno para sabermos se ele está avançando ou não pedagogicamente. Isso permitirá que possamos intervir para que os estudantes possam, realmente, fazer parte de um processo de inclusão digital eficiente. Os notebooks poderão ser usados não apenas para a realização das atividades das escolas, como também para consultar de forma online a presença dos estudantes, boletins e solicitações de documentos também”, detalhou.

De acordo com a diretora pedagógica da Emef João Oliva Alves, Elaine Ramos, por ser de tempo integral, além do currículo regular, a escola também trabalha outros sete macrocampos. “Dentro deles, temos um chamado cultura digital, então, partindo deste macrocampo, vamos trabalhar e as crianças terão a oportunidade de acessar a internet em casa e aprender através de jogos e aplicativos. Ou seja, vai abrir uma gama de oportunidades para que elas se incluam digitalmente e aprendam ainda mais as disciplinas com a utilização do uso da internet”, disse.

“Iniciativa inovadora”

A entrega dos notebooks para os 320 alunos da Escola Municipal de Ensino  Fundamental em Tempo Integral João Oliva Alves foi acompanhada pelos pais, que elogiaram a iniciativa da gestão municipal. É o caso da cabeleireira Patrícia Silva Santos, que definiu a ação como inovadora. “A escola em si já é maravilhosa. Com a entrega dos computadores, ela se tornará perfeita porque vai possibilitar que nossas crianças se desenvolvam mais. Não tenho o que falar desta escola, só elogios. Sonho que meu filho tenha um futuro melhor, que ele estude, entre na faculdade, se forme, tenha um bom emprego e tenho certeza de que essa escola ajudará muito”, considerou.

Opinião semelhante à da empreendedora Marcia Cristina Vieira da Silva, também mãe de aluno da escola. “É uma iniciativa louvável, pois existem muitos alunos que não têm essa facilidade em casa, então, vai ser uma experiência única. Para os que já têm, vai melhorar ainda mais”, reconheceu.