Pirambu prepara estrutura e aguarda turistas para o Verão Sergipe

Pirambu prepara estrutura e aguarda turistas para o Verão Sergipe

29/01/2024 0 Por Redação

Estoques e equipes no comércio e na hotelaria já estão sendo organizados para receber a programação, que acontece nos próximos dia de 2 a 4, realizada pelo Governo do Estado

Para festejar a estação e aproveitar o que o interior tem de melhor em cultura, arte e esporte, o Governo do Estado realiza o Verão Sergipe, que já passou pela Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, Ponta dos Mangues, em Pacatuba, e Canindé de São Francisco. Entre os municípios escolhidos para receber a programação também está Pirambu, no leste sergipano, que sedia o evento entre os dias 2 e 4 de fevereiro. Por lá, a população já se prepara para curtir os shows e recepcionar os visitantes, reforçando a estrutura de comércio e hospedagem. A ideia é fazer do evento, além de uma celebração, uma oportunidade de impulsionar o turismo e gerar emprego e renda.

De acordo com o prefeito de Pirambu, Guilherme Melo, a escolha da data do Verão Sergipe no município resultou na criação de uma programação mais extensa, que vem desde o Réveillon e tem sequência com o Carnaval. O gestor também ressalta a importância da parceria entre Estado e municípios para interiorizar o turismo, sobretudo de eventos. “Nosso fim de ano foi lotado, e esperamos um público grande também no Verão Sergipe e no Carnaval, que acontece no fim de semana seguinte. Estaremos preparados com a parte de saúde, limpeza e segurança. Aqui é uma cidade praiana, veranista, e a festa nos ajuda a conquistar novos públicos. Agradeço ao Governo do Estado por lembrar de Pirambu. Que todos venham em paz para serem bem atendidos, que seja um sucesso total e que traga muitos recursos para nosso município”, manifesta.

Ainda segundo Guilherme, além de fazer girar a economia local, o Verão Sergipe em Pirambu conta com outros trunfos: a proximidade de Pacatuba e a presença da rodovia SE-100. “As casas de aluguel já estão comprometidas e reservadas até o Carnaval. Isso movimenta tudo: o vendedor de peixe, de camarão, de gelo, a farmácia, o mercadinho. Além disso, as programações daqui e de Pacatuba são irmãs, porque o caminho para Ponta dos Mangues passa por Pirambu, via SE-100. São cidades próximas, a cerca de 40 km, com uma estrada larga e nova. É algo muito importante para nosso litoral norte”, diz.

Expectativa

Seja para curtir ou para trabalhar, o Verão Sergipe tem trazido grandes expectativas para a população dos municípios-sede e mais além. É o caso do estudante de Psicologia Washington Luiz da Cruz Júnior, de Aracaju, que visitou a praia em Pirambu acompanhado de sua mãe e de sua sobrinha. “Acho interessante a ideia do Verão Sergipe não só pelo turismo, mas por ser um incentivo à cultura. A movimentação cultural por aqui ainda é muito pequena, então, é uma oportunidade de os artistas sergipanos atuarem”, considera.

De férias, a funcionária pública aracajuana Virgínia Barroso também escolheu a praia de Pirambu para relaxar, e se diz animada com o Verão Sergipe. “Vim curtir, por ser um local muito tranquilo. Gostei de saber sobre o Verão Sergipe, porque é um evento que traz o turista e dá um incentivo na economia”, pontua.

Motorista de táxi-lotação, Ricardo Lemos mora há 32 anos em Pirambu. Segundo ele, a perspectiva é de muitas idas e vindas e de bom faturamento. “Quanto mais viagens fizermos, melhor. Inclusive, é bom para todo tipo de atividade comercial. O pessoal dos alugueis, por exemplo, não tem mais nenhuma casa com piscina para alugar. Algumas chegaram a R$ 5 mil, porque os veranistas emendaram do ano novo ao Carnaval. Tive até frete agendado para o Verão Sergipe de Pacatuba, que foi próximo. Então, é interessante, porque o dinheiro circula no interior, e principalmente nas cidades do litoral”, avalia.

Desenvolvimento

Na visão de comerciantes e empresários, o Verão Sergipe é um vetor de desenvolvimento local. Quem partilha dessa opinião é José Leonaldo da Silva, proprietário de um dos restaurantes situados nas proximidades de onde a festa será realizada em Pirambu. “Os três dias serão muito bem-aproveitados. Vamos reforçar o estoque e contratar pessoas, porque a festa alavanca o comércio e o turismo da cidade. A retomada do Verão Sergipe é uma atitude muito boa do governador. Estamos esperançosos, porque Pirambu já foi o centro festivo de Sergipe, e acreditamos que voltará a ser”, ressalta.

Jailson de Souza Rabelo é proprietário de um tradicional restaurante localizado no povoado Aguilhada, em atuação há 14 anos. Há cinco, o empreendimento ganhou uma pousada como anexo. Por lá, a ocupação para o Verão Sergipe chegará a 100%. O empresário se recorda de quando, há mais de dez anos, a programação movimentava Pirambu, e afirma que a retomada deverá ser ainda melhor.

“Trazer o Verão Sergipe de volta foi uma iniciativa fantástica do Governo do Estado, que está dando o que falar em relação à evolução do turismo. É muito importante interiorizar a atividade turística, porque é nos municípios que está o diferencial da culinária, da cultura e das belezas naturais. Pirambu é uma cidade aconchegante, e as pessoas gostam por ser próxima da capital. Com isso, o pessoal do comércio vem se organizando, e o evento é uma semente que está sendo plantada para o desenvolvimento do município”, frisa.

Programação

A programação musical do Verão Sergipe em Pirambu começa na sexta-feira, 2, às 20h, com Art Mania. Xande de Pilares (22h), Psirico (0h) e Cid Natureza (2h) completam as atrações da noite. No sábado, 3, às 20h, Maysa Reis abre o evento, seguida por Tayrone (22h), Saia Elétrica (0h) e Marcelo Balla (2h) dão continuidade aos shows.

No sábado e domingo será realizada a programação esportiva, no período da manhã e tarde. Várias modalidades serão ofertadas às pessoas que forem competir ou apenas praticar alguma atividade física. No sábado, a previsão é que a programação aconteça no horário das 8h às 16h e, no domingo, das 7h às 9h.

Verão Sergipe 2024

Com o objetivo de fortalecer o turismo no interior do estado, o Verão Sergipe traz mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, além de exposição e feira de artesanato, bem como competições em diversas modalidades esportivas. Fruto de um investimento de R$ 10 milhões, o evento deve impactar mais de 200 mil pessoas em todos os municípios que o sediam.

A programação teve início na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, nos dias 12 a 14 de janeiro. Depois, o Verão Sergipe seguiu, de 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba. Já de 26 a 28, o evento aconteceu em Canindé de São Francisco. O município de Pirambu sedia o Verão Sergipe de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro, terá o apoio do Governo do Estado na programação artística.

O Verão Sergipe foi iniciado no ano de 2007, na gestão do então governador Marcelo Déda. O evento também reunia artistas de diversos gêneros musicais, economia criativa e esportes para celebrar a cultura e aquecer o turismo e a economia. A última edição foi realizada no ano de 2013, sendo retomado agora, onze anos depois, na gestão do governador Fábio Mitidieri.