Pesquisa sobre jovens e política online inicia coleta de dados em escolas da rede pública

Pesquisa sobre jovens e política online inicia coleta de dados em escolas da rede pública

22/02/2024 0 Por Redação

Com financiamento da Fapitec/SE, equipe de professores e estudantes da UFS farão trabalho de campo em seis municípios do estado

Como os jovens sergipanos participam de discussões políticas através das redes sociais e aplicativos; e quais fatores influenciam na decisão e nas formas de participar? Essas são as questões centrais a serem investigadas pelo projeto “Entre tretas e lacrações: um estudo sobre a participação dos jovens em debates políticos online”, que inicia a etapa de coleta de dados na próxima segunda-feira (26), no colégio Atheneu Sergipense, na capital do estado.

O projeto de pesquisa é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFS), ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e conta com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e apoio da Secretaria de Educação do Estado. A pesquisa também será realizada em escolas da rede pública dos municípios de Lagarto, Estância, Nossa Senhora das Dores, Canindé do São Francisco e Poço Verde, com a participação de estudantes da 2a e 3a séries do ensino médio.

A coleta de dados inclui métodos quantitativos e qualitativos, incluindo aplicação de questionários, oficinas/grupos focais, experimentos de deliberação online e entrevistas semiestruturadas. O estudo está alinhado com as recentes diretrizes da Política Nacional de Educação Digital, que enfatizam a necessidade de promover o uso consciente e cidadão das tecnologias digitais entre os jovens.

 A coordenadora do projeto, Tatiana Aneas, professora do Departamento de Comunicação Social e pesquisadora da área de Comunicação Política, explica: “Pesquisas anteriores indicam que os jovens são a parcela da população que mais utiliza a internet, mas a maioria não gosta de discutir política na rede. A tecnologia, no entanto, pode ser uma ferramenta de participação política e de educação cidadã. Nesse sentido, é importante compreender as competências, motivações e estratégias dos jovens para deliberar sobre temas de interesse público e conversar sobre política no ambiente digital”.

Além da coordenadora, a profa. Michele Tavares (UFS), o prof. Vitor Braga (UFAL), seis discentes de iniciação científica e voluntários da Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas (LARPP/UFS) fazem parte da equipe que vai a campo. A previsão é que a coleta de dados seja finalizada até o final do primeiro semestre. Em seguida, os dados serão analisados para a produção de relatórios e artigos, e os resultados devem contribuir para a formulação de políticas educacionais e ações de educação cidadã.