Palestrantes e convidados do I Encontro Nacional de Turismo desfrutam de atrativos paradisíacos em Aracaju

Palestrantes e convidados do I Encontro Nacional de Turismo desfrutam de atrativos paradisíacos em Aracaju

01/12/2023 0 Por Redação

Os convidados para o passeio conheceram, in loco, diversos pontos turísticos e tiveram a oportunidade de trocar suas impressões sobre Aracaju

Finalizando a programação do I Encontro Nacional do Turismo na manhã desta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), realizou um passeio com os palestrantes e convidados do evento na região do Mosqueiro, Zona Sul da cidade. A comitiva saiu em ônibus e microônibus providenciados pela Setur de Aracaju para uma visita a um dos mais belos e inspiradores pontos turísticos da capital: a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, atrativo margeado pelo rio Vaza Barris, com faixas de manguezais preservados e paradisíacas ilhotas, como a Crôa do Goré.

De acordo com o secretário de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, bons resultados sairão desse I Encontro Nacional de Turismo. “Foi o mais importante evento de turismo realizado neste ano, quando a gestão municipal reuniu, em Aracaju, os maiores players do mercado do turismo para reflexões sobre essa importante cadeia produtiva. Foi de grande importância a visita deles para conhecerem de perto esse paraíso que é Aracaju, e para o estreitamento de relações com gestores e empresários dos mais importantes destinos turísticos do país. Nossa gestão municipal colocou a capital sergipana aos olhos do Brasil com este evento de fim de ano e será muito importante para o planejamento das ações de 2024”, disse o gestor do turismo de Aracaju.

A bordo do Catamarã Solares, os convidados e palestrantes se deslumbraram com as paisagens ao longo do rio Vaza Barris e foram servidos com um completo serviço de buffet, provando o melhor da gastronomia regional. Eles estiveram também no Vidam Náutico Clube & Praias, à convite do empresário José Wilson, e na Ilha dos Namorados. Todo o passeio foi realizado com o acompanhamento do guia de turismo Sebastião Pereira de Carvalho, mais conhecido como “Carioca”. “Fazemos questão de ter o profissional de guiamento turístico não só para respeitar a legislação que regula a atividades desses valorosos profissionais, como enriquecer a experiência dos nossos visitantes com informações qualificadas sobre o nosso destino”, explicou o secretário de Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.

Passeio
A chegada à Crôa do Goré foi cercada de olhares de encanto, como enalteceu a Coordenadora Regional Nordeste da Embratur, Dayane Pimentel. “Estou absolutamente encantada. A Embratur tem um papel muito forte em promover as nossas belezas para o mundo exterior. E estou aqui in loco observando as nossas maravilhas sergipanas, a beleza que vocês têm nessas riquezas naturais. A gente percebe que a Secretaria de Turismo de Aracaju quer sempre buscar desenvolver o local da melhor forma possível, trazendo progresso e riquezas comerciais também. Eu estou muito feliz em saber que aqui existe desenvolvimento, que vocês não param e a Embratur vai estar sempre à disposição de vocês”, disse.

Para Heitor Freire, diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, o passeio foi um momento para perceber a riqueza e as potencialidades de Aracaju. “Depois de dois dias intensos de muito debate, palestras, falando de turismo, apresentando vídeos e sendo recepcionado aqui, estamos vendo, in loco, a riqueza de Aracaju e de Sergipe, que é um estado lindo. Estamos vendo as ilhas, a gastronomia, a música, a receptividade das pessoas. Aqui é um estado que tem muito potencial. Eu, pessoalmente, saio encantado com Sergipe, vocês estão de parabéns. É um estado que tem muito a crescer e a Sudene vai estar presente, fomentando toda a cadeia de hotelaria, turismo e colocando mais incentivos para trazer desenvolvimento a esse lindo estado”, disse.

O Chef da Cozinha Brasil, Zeca Amaral, reconhecido internacionalmente, participou do passeio e se encantou com as delícias que provou. “É uma delícia estar aqui nesse encontro, encerrando o evento e fazendo o que mais gosto. Para mim é uma grata surpresa, por ser baiano, ser vizinho daqui, já tive casa aqui perto de Mangue Seco. Eu tenho uma grande familiaridade com a gastronomia daqui. Eu adoro o Mercado Central de Aracaju, hoje de manhã estive lá para comer tapioca, para mexer com caju, castanha. Aqui eu me sinto em casa. Muitas vezes as pessoas acham que Sergipe, por ser um estado pequeno, não tem potencialidade. Ledo engano, pois Sergipe é muito rico, muito diverso e tem um povo maravilhoso”, afirmou.

Michelle Vieira, assessora de comunicação da Prefeitura de Paraty (RJ), esteve no encontro participando de painéis, junto com o prefeito da sua cidade, Luciano Vidal. “Depois de muitas discussões, trocas de ideias, nós viemos para cá fazer esse passeio maravilhoso em Aracaju, com esse ar lindo, essa praia linda, essa energia das pessoas. A gente vai para vários lugares, mas quando encontra energia, essa troca de valores emocionais, é muito bom. Então é uma experiência incrível. Quero deixar um abraço para Jorge Fraga, o secretário de Turismo de Aracaju, que nos recebeu com muito carinho e muita atenção. Parabéns para toda a cidade de Aracaju”, declarou.

O prefeito de Caruaru (PE), Rodrigo Pinheiro, destacou que “é muito importante a iniciativa aqui da Prefeitura de Aracaju, em promover esse Primeiro Encontro de Turismo, fortalecendo o turismo no Nordeste, o network. Aqui a gente pode conversar com prefeitos de outras cidades, de outros estados, com outras culturas, mas a cultura nordestina prevalece. Aracaju e Caruaru fazem grandes festejos juninos e tudo isso deixa esse laço mais forte em comum entre as duas cidades. Aracaju é muito forte, Caruaru também, cada um com seus potenciais, e a gente faz essa troca de experiências para fortalecer ainda mais isso, em cada uma das nossas cidades”.

Quem também participou do passeio foi Grace Franco, diretora executiva do Sistema Atalaia de Comunicação. “Eu, como sergipana legítima, tenho orgulho de ser daqui, de apresentar as nossas potencialidades turísticas e também de participar dessa troca muito importante de negócios que estão sendo prosperados. Estamos vendo muitas coisas que estão para acontecer e que, de certa forma, já têm acontecido, que servem para a gente acreditar nesse futuro que já vivemos. Sabemos que muitos negócios novos vão surgir a partir daqui de Sergipe. E a partir desse encontro com a Sudene e com a Embratur, que são instituições relevantes que já ativam muito o setor de turismo e que precisavam mergulhar na nossa cultura local”, declarou.