Ouvidorias municipais reforçam comunicação entre a Prefeitura de Aracaju e a população

Ouvidorias municipais reforçam comunicação entre a Prefeitura de Aracaju e a população

15/09/2023 0 Por Redação
Como canal direto de comunicação com a população, para receber e encaminhar as demandas dos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju dispõe da Ouvidoria-Geral do Município (OGM), órgão subordinado à Controladoria-Geral do Município (CGM), e ouvidorias setoriais nas secretarias, órgãos e autarquias municipais, cujas equipes atuam para garantir que os serviços públicos sejam prestados de forma efetiva e com qualidade, e estabelecem uma ponte de comunicação entre o poder público e a comunidade.

Conforme destaca o secretário-chefe da CGM, Eliziário Sobral, além de ser o canal entre governo e cidadão, “a Ouvidoria preza pela transparência das informações”. “A Ouvidoria é um órgão mediador, a serviço da população, uma vez que a sua principal tarefa é auxiliar o cidadão na busca de seus direitos e das resoluções dos problemas”, frisa o gestor.

O ouvidor-geral do município, Marcelo Barbosa, considera que “a Ouvidoria é uma intercessora que atua com o objetivo de que as demandas da sociedade sejam atendidas de forma correta e eficiente”. Ele explica que a OGM busca facilitar o diálogo entre o cidadão e os diversos órgãos e entidades. “As manifestações [enviadas pela população às ouvidorias] podem ser do tipo solicitação, reclamação, denúncia, elogio, sugestão e informação. Ela pode ser um pedido de informação, ou apenas para informar alguma coisa à administração. Esses são os seis tipos de manifestações demandadas à Ouvidoria”, pontua.

Para ter acesso à Ouvidoria da Prefeitura de Aracaju basta acessar o site institucional da administração municipal, no endereço eletrônico aracaju.se.gov.br, ou ligar para o telefone (79) 3711-1260, ou ainda presencialmente nos órgãos municipais. Além disso, é possível registrar manifestações por meio do AjuInteligente, plataforma digital da Prefeitura em que a população pode solicitar praticamente todos os serviços ofertados pela administração.

De acordo com Marcelo Barbosa, entre os anos de 2021 e 2022, houve um incremento de 49,7% no número total de atendimentos realizados pela Ouvidoria. Desse total, destaca-se o número de registros de elogios à administração, que saltou 140,5% no período analisado.

Outro destaque fica para o registro de solicitações, que cresceu 44,9%, e  anotação de informações, com acréscimo de 40,4%. Desde que foi implantado o novo sistema eletrônico de gestão de ouvidorias, em 2019, a Ouvidoria-Geral já acumula 27.353 atendimentos, com grau de resolutividade de 96%, como pontua o ouvidor-geral.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por exemplo, somente em 2022, realizou 815 atendimentos, dos quais cerca de 84% tiveram as demandas resolvidas e 11,2% parcialmente resolvidas. A maior parte desses atendimentos diz respeito às solicitações e a maioria delas são referentes a terreno abandonado, poluição sonora e descarte irregular de resíduos sólidos.

De acordo com a ouvidora da Sema, Cláudia Prata, o serviço prestado pelo órgão “é fundamental para as pessoas”. “Sempre procuramos nos colocar no lugar do cidadão, porque sabemos que as pessoas não iriam nos ligar para fazer uma denúncia se não estivessem realmente sentindo-se prejudicadas por determinadas situações. Sempre fazemos de tudo para resolver com a máxima celeridade possível, para que o cidadão sinta-se bem, pois é muito complicado ser impactado pelas diversas atividades que prejudicam o meio ambiente, como por exemplo a poluição sonora” afirma.