Natal Iluminado 2023: após mais de 50 dias, maior edição do projeto chega ao fim neste sábado, 6

Natal Iluminado 2023: após mais de 50 dias, maior edição do projeto chega ao fim neste sábado, 6

06/01/2024 0 Por Redação

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em 2023 o projeto contou com mais de 20 milhões de pontos de luz espalhados por toda cidade, encantando aracajuanos e turistas

Após mais de 50 dias, a maior edição do Natal Iluminado chega ao fim neste sábado, 6. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, a Federação de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), o Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE), além das empresas Construtora Celi, Energisa e Maratá, em 2023 o projeto contou com mais de 20 milhões de pontos de luz em diversos pontos da cidade, encantando aracajuanos e turistas.

Com decoração temática nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, no Centro; no Parque da Sementeira, nas Orlas da Atalaia e Pôr do Sol, Colina do Santo Antônio, calçadão do Porto Dantas e principais avenidas na cidade, a edição deste ano atraiu a esses locais milhares de pessoas, aquecendo diversos setores da economia. Durante esses dias, a gestão municipal proporcionou momentos de lazer, encontros, reencontros e união entre familiares e amigos. Nas praças, o projeto contou com diversas apresentações como o desfile “Um Sonho de Natal”, Orquestra do Conservatório, Fazendo Drama – O Espetáculo, entre outras.

As praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, foram decoradas com mais de 11 milhões de luzes coloridas e teve como ponto principal uma árvore de 38 metros de altura, conectada a um túnel de luzes que dava acesso aos visitantes ao interior da árvore, bem como carrossel, peças decorativas, como bolas, estrelas, sinos e anjos.

Por meio da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Energisa, o Parque da Sementeira recebeu a maior decoração temática dos últimos sete anos. Foram, ao todo, mais de 8 milhões de pontos de luz, sendo 285 peças decorativas, 160 árvores iluminadas, árvores flutuantes, a tradicional casa do Papai Noel, 12 árvores cerejeiras, manjedouras e presépios, entre outros atrativos.

Na Orla da Atalaia, a decoração na região dos Arcos incluiu uma árvore de 12 metros, portais 3D com passagem, peças iluminadas de solo, luminárias nos coqueiros, peças em 2D, e mais de 110 peças decorativas iluminando a Avenida Santos Dumont.

Enquanto isso, na Colina do Santo Antônio, a decoração foi composta por 900 pontos de luz, diversas peças luminosas e uma árvore de LED  medindo quatro metros, além de elementos que decoraram postes localizados no entorno da praça Siqueira Campos. Foram mais de 20 milhões de pontos de luz iluminando toda a cidade.

Um dos mais belos cartões-postais da capital sergipana, em 2023 a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no bairro Mosqueiro, passou a compor o circuito natalino. O ponto turístico recebeu 48 peças decorativas, incluindo um portal iluminado, elementos de solo e árvores naturais.

Entretenimento e lazer
Visitando a praça Fausto Cardoso pela primeira vez, Ivete Santos, 71 anos, estava passeando pelo Centro da cidade e decidiu apreciar a decoração planejada e realizada pela Prefeitura de Aracaju. “Eu estava caminhando e decidi dar uma passadinha por aqui, sentar um pouco, assistir as apresentações e esperar o acendimento das luzes. No mês de dezembro, eu consegui trazer minha netinha, passear e tirar um tempo para desfrutar mais da beleza da nossa cidade. Espero que essa tradição continue por vários anos”, declara Ivete.

A aracajuana Maria Irla Rezende aponta a importância de um espaço de lazer como esse, um lugar para confraternizar com a família e amigos, movimentar a cidade e resgatar a tradição natalina.

“Este é um espaço fundamental para a cidade, porque permite que as famílias se confraternizem. Os gestores da cidade, e especialmente a Prefeitura de Aracaju, estão de parabéns por pensar em um local como esse. Eu apoio totalmente o Natal Iluminado e torço para que continue sendo realizado ano após ano, porque é uma rede que todos saem ganhando. Aracaju é muito bonita, nossa terra é uma cidade muito bem cuidada e acolhedora, e isso é reflexo do trabalho do setor público. Passei pela Atalaia, vi a decoração da Sementeira, da Colina do Santo Antônio e gostei bastante, realmente a cidade está evoluindo”, afirma.

Natural do estado de Minas Gerais, o professor Antônio José da Silva Filho, 63 anos, destaca os benefícios que um espaço de lazer proporciona para a população. “Promover a cultura é muito bom para a sociedade, é muito importante cultivar as tradições. Para além de uma data comercial, incentivar o Natal mostra que o município se preocupa em manter vivo o sentimento de união, família e companheirismo. Achei a decoração maravilhosa, a cidade é muito boa e fui recebido de forma muito acolhedora”, disse.

“Gostei muito, a Prefeitura de Aracaju está de parabéns. Toda cidade ficou muito bonita, tanto o Centro, como a Sementeira, a Orla da Atalaia. Sempre que posso, levo minha filha para passear e visitar os pontos de luz, estive na praça Fausto Cardoso durante a semana da criança, no São João e já estou ansiosa para ver a decoração de 2024, que com certeza será ainda maior e mais bonita”, diz Ana Carla Santana Santos, 41 anos.

Organização e conforto
Para garantir o máximo controle no uso dos espaços públicos e tranquilidade aos visitantes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), organizou toda a logística do comércio ambulante, assim como a disponibilização de banheiros químicos para os visitantes, pontos de instalação para brinquedos, barracas, tendas e outras estruturas utilizadas pelos ambulantes.

Esta edição do Natal Iluminado pôde contar também com a equipe de fiscalização da Emsurb para cumprir com o dever de orientar os comerciantes contemplados, e observar para que as medidas protetivas que garantem o bem-estar coletivo fossem cumpridas.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuou na organização do trânsito, facilitando a visitação do público, e o acesso dos usuários do transporte público e das suas famílias, criando uma definição de trajetos a serem percorridos que compreendessem os espaços iluminados de Natal, para que todos pudessem apreciar os pontos decorados com tranquilidade.