Na Irlanda, delegação sergipana visita usina de energia com pretensão de investir no estado

Na Irlanda, delegação sergipana visita usina de energia com pretensão de investir no estado

22/11/2023 0 Por Redação

Desde o dia 19 de novembro, uma comitiva sergipana está em Dublin, capital da Irlanda, para uma agenda voltada ao fortalecimento dos laços diplomáticos e à promoção de intercâmbio comercial de artesanato produzido em Sergipe, com destaque para a viabilização da exportação de peças de renda irlandesa produzidas no estado.

Nesta terça-feira, 21, integrantes da comitiva visitaram a Dublin Wast to Energy, conglomerado que administra usina que gera energia elétrica a partir da queima de resíduos sólidos. Intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a visita teve como objetivo conhecer as práticas sustentáveis do conglomerado e buscar possíveis parcerias na área de energia.

A visita à Dublin Wast to Energy foi acompanhada pelo presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade; o assessor da  Agência Desenvolve-SE, Ademario Alves, além do professor da Universidade Federal de Sergipe, Antonio Martins de Oliveira Júnior, e do professor da Universidade Tiradentes (Unit) Cláudio Dariva.

Segundo o presidente da Agência Desenvolve-SE, Sergipe tem sido procurado por algumas empresas para investimentos na área energética. “O conglomerado gera energia suficiente para abastecer mais de 500 mil residências e é uma solução para o lixo de mais de dois milhões de habitantes. Desta maneira, Sergipe já está em tratativas para receber esse tipo de investimento, já tendo ocorrido duas reuniões diretamente com o governador sobre esse tema”, informou, destacando que outras duas empresas do segmento já estiveram em tratativas com o Estado.

Milton Andrade acrescentou que o grupo controlador está na expectativa de visitar Sergipe no primeiro trimestre de 2024. “O grupo se mostrou muito entusiasmado com a visão e vanguarda do Governo do Estado em abordar a temática. A planta de investimento em Sergipe está prevista para um investimento de R$ 900 milhões e 200 empregos gerados, além do ganho ambiental que esse tipo de projeto pode desenvolver”, disse, ao ressaltar que a agenda em Dublin evidencia o compromisso do governo sergipano em incentivar o comércio exterior e busca oportunidades de negócios que impulsionem a economia do estado.