MP de Sergipe vence Prêmio Innovare e vira destaque nacional com o projeto Ilé-Iwé

MP de Sergipe vence Prêmio Innovare e vira destaque nacional com o projeto Ilé-Iwé

13/12/2023 0 Por Redação

O Ministério Público de Sergipe conquistou, pela primeira vez, o Prêmio Innovare – maior premiação jurídica do país. O MPSE virou destaque nacional através do projeto Ilé-Iwé, que tem o objetivo de ofertar formação continuada a coordenadores pedagógicos e professores atuantes em escolas públicas municipais e estaduais de Sergipe, a fim de que seja cumprida a lei que incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, 12, no Supremo Tribunal Federal.

O prêmio foi entregue pelo Ministro Dias Toffoli, do STF, ao Promotor de Justiça Luis Fausto Dias de Valois Santos. À frente da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial (Copier) do MPSE, o Promotor de Justiça enalteceu a conquista e destacou as parcerias. “É com muita felicidade e honra que recebemos esse prêmio, que pertence ao povo sergipano. É o reconhecimento nacional de um projeto construído a várias mãos, com união de secretarias municipais de Educação de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, de Aracaju, da Secretaria de Estado de Educação, do Movimento Negro Unificado e da Universidade Federal de Sergipe. Estamos muito felizes”, ressaltou.

A premiação ocorre justamente na semana em que é celebrado o Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro), coroando a atuação do MP sergipano em prol de uma educação equitativa e alinhada com os princípios fundamentais da diversidade e inclusão.

O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, também comemorou a premiação. “Recebemos com muita alegria essa premiação, como um reconhecimento ao nosso compromisso coletivo e dedicação à construção de um futuro melhor para todos os sergipanos. Quero expressar minha gratidão a todos os membros do Ministério Público de Sergipe, que trabalharam incansavelmente para tornar o Ilé-Iwé uma realidade significativa em nossas escolas. Que este prêmio seja um impulso para continuarmos nossa jornada de transformação e inovação, sempre em busca de um Sergipe mais inclusivo, diversificado e acolhedor”, frisou.

O Ilé-Iwé se destaca pela abordagem inovadora e abrangente, que vai além da simples inclusão da temática afro-brasileira no currículo escolar. O projeto busca a formação continuada de profissionais da educação, capacitando coordenadores pedagógicos e professores para promoverem uma educação mais inclusiva e sensível à diversidade cultural.

O programa oferece workshops, palestras e materiais educativos, proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para abordar questões relacionadas à história e cultura afro-brasileira de maneira significativa e impactante. Além disso, o Ilé-Iwé promove o diálogo e a troca de experiências, fortalecendo a construção de uma comunidade educacional comprometida com a promoção da igualdade racial e cultural.

> Ilé-Iwé

“Ilé-Iwé” é um termo Iorubá, língua de origem africana, que significa escola. A premiação do projeto é realizada justamente no ano em que a Lei 10.639 completa duas décadas. “O Ilé Iwé está nos ensinando como é importante não somente a reunião, mas a união de todos em prol da transformação de uma realidade. Em 2023, a Lei 10.639 completa 20 anos e o projeto tem modificado o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana e dos afrodescendentes, com a capacitação dos professores, pedagogos, direção, coordenação, enfim, todos os protagonistas da escola, em prol de uma educação que dê visibilidade à cultura e história afro-brasileira e à contribuição do homem negro na nossa sociedade”, explicou o Coordenador da Copier, Luis Fausto Valois.

> Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare é a maior premiação jurídica do país e este ano completou 20 anos. Ao todo, 773 práticas foram deferidas para participação na premiação em 2023. As iniciativas escolhidas como finalistas foram dos seguintes estados: São Paulo, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Sul, Pará, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.

A premiação reconhece sete categorias: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, e Justiça e Cidadania, e nesta edição destacou, dentre todas as inscrições recebidas, a uma iniciativa que melhor representasse os esforços para a “Defesa da Democracia e do Estado de Direito”.