Maternidade Municipal Lourdes Nogueira alcança a marca de 3 mil bebês nascidos na unidade

Maternidade Municipal Lourdes Nogueira alcança a marca de 3 mil bebês nascidos na unidade

28/02/2024 0 Por Redação
A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, localizada no bairro 17 de Março, zona Sul de Aracaju, nem completou um ano de existência, e já viu nascer, em suas dependências, o bebê de número 3 mil. O pequeno Nícollas Davi Santos de Jesus nasceu na segunda-feira, 26, às 8h37, de parto normal. Ele veio ao mundo pesando 2 quilos e 110 gramas e medindo 43,5 centímetros. O terceiro milésimo bebê a nascer na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira é filho da dona de casa Irene dos Santos, de 28 anos, e do carpinteiro Daniel Santos de Jesus, de 24 anos, moradores do bairro Areia Branca, Zona de Expansão da capital.

Para marcar a data, na manhã desta terça-feira, 27, o prefeito Edvaldo Nogueira visitou o casal e o bebê, que ganharam uma homenagem de toda a equipe da unidade materno-infantil. “Esta maternidade está cumprindo o seu papel social, e é maravilhoso ver uma mãe que teve o seu filho, Nícollas, que veio ao mundo e fez o seu pré-natal na unidade de saúde Santa Terezinha, no Mosqueiro. Isso mostra como é importante esse cuidado materno-infantil, pois ela fez o pré-natal e teve seu filho em nossa rede municipal sendo muito bem atendida. É isso que nós queremos para os aracajuanos, que nossa cidade receba de braços abertos e dê segurança à mãe e ao pai.  Este foi o sonho que acalentamos, quando idealizamos este equipamento, e hoje temos a felicidade de vê-lo concretizado, trazendo ao mundo meninos e meninas com o acolhimento que merecem, e cuidando das mulheres com a humanização que elas precisam neste momento sublime”, destacou o prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, também comemorou a chegada da criança de número 3 mil. Ela ressaltou que o dado comprova a função social que a maternidade vem exercendo na capital, “de trazer dignidade às pessoas”. “Ainda vamos completar um ano e já atingimos a marca de 3 mil crianças nascidas aqui, todas com dignidade, em um equipamento que foi pensado para ser diferente e mudar a concepção da política materno-infantil do nosso estado. As mães chegam aqui com aquele misto de alegria e de receio para saber como vai ser seu parto. Mas aqui elas têm uma equipe multidisciplinar que está à sua disposição para tirar suas dúvidas, ajudar e apoiar nesse momento tão diferenciado para a mulher, que é o parto”, afirmou.

Ela explicou que o atendimento humanizado da maternidade faz toda diferença no nascimento da criança, “porque é um ambiente de acolhimento, amor e carinho, e isso é um diferencial que contribui para seu desenvolvimento. A nossa ideia é que os partos realizados aqui sejam, em sua maioria, partos normais e humanizados, e a maternidade está preparada para isso. Caso haja a necessidade dessa criança ter acesso a UTI ou a um equipamento de tecnologia que precise dar apoio à saúde dessa criança, nós estamos preparados, porque é uma maternidade que tem esses dois caminhos: o da humanização, com o parto mais natural possível; e tem a capacidade de acolher a criança que precise de uma estrutura mais completa. A maternidade dá toda segurança para essas mulheres que vêm ter seus filhos aqui”, declarou.

Mãe de “primeira viagem”, a dona de casa Irene dos Santos ficou bastante feliz e emocionada ao saber que o seu bebê rompeu uma marca tão significativa para a unidade materno-infantil. “Essa experiência de ter meu bebê aqui na maternidade foi incrível e algo inexplicável. Essa foi uma gravidez planejada, mas nós nunca estamos preparadas para a hora do parto. Aqui, eu fui bem recebida, as enfermeiras me ajudaram muito na hora em que eu mais precisei e pude contar com a ajuda do meu esposo também. Amei a forma como fui tratada aqui e amei mais ainda saber que o meu bebê nunca mais será esquecido pela maternicade”, disse ela.

A maternidade

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira foi inaugurada em 17 de abril de 2023, sendo a primeira unidade materno-infantil de Aracaju. Ela tem o perfil de atendimento de baixo risco para as parturientes, preconizando o parto natural. A maternidade já atendeu a parturientes de 75 municípios, sendo 62 de Sergipe, oito municípios do estado vizinho da Bahia, quatro cidades  de Alagoas e uma parturiente originária do município de São Paulo (SP).

Os números da unidade municipal também apontam para a realização de 11.528 testes de triagem neonatal, 11.310 atendimentos de urgência e emergência (classificação de risco) e 33.697 exames laboratoriais. O equipamento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fotos: Arthur DAvila/PMA