Lockdown: comerciantes de Salgado se sentem prejudicados com decreto

Lockdown: comerciantes de Salgado se sentem prejudicados com decreto

10/06/2021 0 Por Redação

Comerciantes do município de Salgado reclamaram da decisão do prefeito em decretar lockdown no município em três finais de semana de junho. De acordo com eles, nenhum tipo de auxílio ou apoio foi criado em contrapartida para contribuir com o prejuízo que deve ser registrado pela categoria.

Após uma reunião realizada com o prefeito, os comerciantes apelaram e ficou acordado que no sábado do próximo final de semana, 12, será permitida a realização da feira livre, que inicialmente havia sido transferida para a sexta-feira. Com isso, o lockdowm passa a valer a partir das 14h do sábado.

Em entrevista ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, na manhã desta quinta-feira, 10, comerciantes alegaram que a prefeitura está culpando a categoria pelo aumento de casos de Covid-19 no município. Eles alegam que o crescimento no número de casos é por falta de conscientização da população.

Os comerciantes também disseram que não reconhecem a legalidade e a legitimidade na medida tomada pelo prefeito, após orientação do comitê municipal de combate a pandemia.

De acordo com o prefeito de Salgado, Givanildo Costa (PT), o município cumpre com a determinação do comitê, levando em conta estudos da Universidade Federal de Sergipe sobre um possível aumento no número de casos de infectados e consequentemente de mortes provocadas pelo vírus caso não fossem tomadas medidas de contenção.

Sobre as cobranças em relação às medidas de apoio que os comerciantes cobraram, Givanildo disse que está sendo elaborado um projeto para isentar a taxa paga pelos feirantes, bem como a criação de um cartão para a população que deve funcionar apenas no comércio local, medida de fomento para fortalecer o comércio local além da flexibilização do lockdown no sábado.

 

Informações do Portal F1