Literatura: Professora lança livro sobre dança e sergipanidade

Literatura: Professora lança livro sobre dança e sergipanidade

23/05/2021 0 Por Redação

A professora aposentada Ana Angélica Freitas Gois, do Departamento de Dança, campus de Laranjeiras, escreveu o livro “Na dança da vida: um convite à sergipanidade” (Kirja Editora), lançado em abril passado, após um momento extremamente delicado de sua vida.

Em 2014, Ana Angélica iniciou uma luta contra o câncer, na qual passou 6 anos em tratamento e, por consequência da doença, se aposentou. Ela conta que viveu entre a vida e a morte, e sua perspectiva de vida era de 1 ano e meio. Hoje, sete anos depois, está curada.

Após a aposentadoria, Ana Angélica deu continuidade ao exercício de leituras e a escrever sobre questões que sempre pesquisou na área da educação, especialmente ao que se refere à cultura de Sergipe. No livro ora editado, a professora se atém ao registro dos trabalhos e pessoas que fazem a dança em Sergipe, estado tão rico nessas manifestações.

O processo metodológico deu-se a partir da combinação de pesquisas bibliográfica, documental e descritiva (de opinião) assim como, por óbvio, nos estudos anteriores da autora. Envolveu ainda estudos de artistas, professores brasileiros e internacionais, evidenciando a diversidade da obra.

Segundo Ana Angélica, o livro conta com o trabalho de “extrema qualidade e beleza” de Pedro Wilson com uma capa representativa da sergipanidade, que busca inspirar os leitores para conhecer mais o estado.

“A obra é destinada àqueles que se encantam pela leitura da nossa cultura, nossa dança, e se estende com maior ênfase para os estudantes e professores de Dança e Educação Física de Sergipe”, diz.

Ana afirma que o edital proposto pelo Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), com recursos da Lei Aldir Blanc, deu a possibilidade de difundir a sua história profissional desenvolvida desde 1988.

Ela foi contemplada na área de Artes e Literatura e fez uma autobiografia. Nesse contexto, optou por trazer as pessoas que cruzaram o seu caminho, por isso a obra tem 51 delas. Para Ana, porém, o livro representa muito mais que isso. “Eu falo muito, então, eu escrevo muito, e sou apaixonada por escrever. A obra para mim significa viver… continuar vivendo”, afirma.

O livro pode ser encontrado na Livraria Escariz e o e-book em breve estará em uma plataforma de forma gratuita. Para ter acesso à obra, basta entrar em contato com Ana Angélica através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (79) 98810-6410.

 

Informações da UFS