JFSE participa da I Semana Regional de Conciliação e Cidadania da JF5

JFSE participa da I Semana Regional de Conciliação e Cidadania da JF5

16/11/2023 0 Por Redação

Em uma ação inédita e com foco no exercício da cidadania e na prevenção de litígios, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) promove, entre os dias 27 e 30 de novembro, a I Semana Regional de Conciliação e Cidadania. As atividades acontecerão em rede, abrangendo todas as Seções Judiciárias vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5): Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No dia 27, segunda-feira, às 9h, haverá uma palestra de abertura, realizada pelo ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e pelo corregedor-regional da JF5, desembargador federal Leonardo Carvalho, com transmissão simultânea para toda a 5ª Região.

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal em Sergipe (JFSE) irá desenvolver diversas ações durante o período citado. Entre os dias 27 e 30, será realizado um mutirão de audiências em reclamações pré-processuais.

Como parte do evento, está sendo realizada, até o dia 29, quarta-feira, uma campanha de arrecadação de leite em pó para o Same – Lar de Idosos N. Srª. da Conceição, com pontos de coleta em todos os fóruns da JFSE.

Também haverá o atendimento, nos dias 28 e 29, terça e quarta-feira, à população de rua, em parceria com a casa de passagem Freitas Brandão, localizada na rua Porto da Folha, 1437-1553, Getúlio Vargas, em Aracaju/SE.

Acontecerá, ainda, no dia 30, quinta-feira, a visita dos estudantes do Centro de Excelência de Educação Profissionalizante Prof. Neuzice Barreto à sede da JFSE, que contará com a realização de palestras sobre o Poder Judiciário e a Justiça Federal.

O evento, além de buscar promover maior alcance e efetividade na resolução consensual de conflitos em âmbito processual e pré-processual, objetiva, sobretudo, o desenvolvimento de ações de cidadania, a fim de proporcionar à população acesso a direitos, bens e serviços que elevem sua qualidade de vida.