Governo do Estado firma parceria com o Ministério da Defesa para realização do Projeto Rondon 2024 em Sergipe

Governo do Estado firma parceria com o Ministério da Defesa para realização do Projeto Rondon 2024 em Sergipe

26/10/2023 0 Por Redação

O Projeto Rondon, ação interministerial do Governo Federal, está prestes a desembarcar em Sergipe com a Operação Mangabeiras, que ocorre entre janeiro e fevereiro de 2024. O lançamento oficial das atividades no estado aconteceu nesta quinta-feira, 26, no auditório do Palácio dos Despachos, em Aracaju. A capital será o centro regional do projeto. O vice-governador Zezinho Sobral representou o governador Fábio Mitidieri na solenidade. A iniciativa reforça a parceria entre o Ministério da Defesa e o Governo do Estado para levar uma série de atividades a 12 municípios sergipanos e, assim, contemplar a sociedade local.

A solenidade contou com a assinatura de acordos de cooperação e com a participação de autoridades, prefeitos dos municípios que receberão o projeto e representantes das instituições envolvidas. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo central contribuir para o desenvolvimento da cidadania, fornecendo soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional.

Os municípios sergipanos contemplados nesta ação são: Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru. A presença em diferentes cidades reflete o compromisso do projeto com a disseminação de benefícios e oportunidades em todo o estado.

O vice-governador Zezinho Sobral demonstrou a gratidão e o empenho do Estado de Sergipe pela parceria com o Ministério da Defesa. “O Estado de Sergipe agradece ao Ministério da Defesa pela parceria e pela dedicação em trazer o Projeto Rondon ao nosso estado. Uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento social e sustentável das regiões. Nós do Governo do Estado de Sergipe nos somamos nesse importante passo para proporcionar mais inclusão social e a redução de desigualdades regionais. Os rondonistas são muito bem-vindos, com o seu conhecimento e esforço”, destacou.

O diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general de Divisão William Georges Felippe Abrahão, enfatizou a importância da operação para as comunidades atendidas. “Quando a gente vai ao município e leva o universitário, ele capacita os agentes comunitários, as lideranças locais, porque, após a saída do Projeto Rondon, esses agentes vão dar sustentabilidade ao projeto e dar prosseguimento, capacitando a população em geral e conduzindo diversos projetos junto à população. É um projeto de Estado exitoso, conhecido, e a gente tem a plena certeza de que em Sergipe não vai ser difícil”, declarou.

A Operação Mangabeiras contará com a participação de 252 rondonistas, entre professores e estudantes universitários, que se envolverão em áreas vitais da sociedade, abrangendo cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.

O prefeito de Campo do Brito, Marcel Souza, destacou a importância de o município ser um dos contemplados. “No mês de janeiro receberemos a Operação Mangabeiras, quando universitários de outras partes do Brasil estarão, por quase um mês, fazendo trabalhos sociais, fazendo um intercâmbio cultural com os jovens do município. É um projeto que Campo do Brito já foi contemplado há 20 anos e agora o Projeto Rondon volta com força total. Tenho certeza de que os jovens sergipanos ganharão muito com esse projeto sendo realizado aqui em Sergipe”, avaliou.

O Projeto Rondon, ao longo de 18 anos, já realizou 91 operações, cinco delas em Sergipe, demonstrando um compromisso contínuo em promover o desenvolvimento, a inclusão social e a igualdade regional.