Estudantes de escola pública de Sergipe apostam na ciência para criar perfumes, óleos essenciais e maquiagem

Estudantes de escola pública de Sergipe apostam na ciência para criar perfumes, óleos essenciais e maquiagem

02/02/2024 0 Por Redação

O Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte desenvolveu um congresso que contou com a apresentação de mais de 155 projetos científicos. Alunos também expuseram trabalhos no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em João Pessoa (PB)

O Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, localizado em Aracaju (SE), realizou seu 1° Congresso Científico, que reuniu quase mil visitantes para apreciarem a exposição de projetos escolares. Ao todo, nos dois dias de evento (30 e 31 de outubro), foram apresentados mais de 155 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, que despertaram olhares de pesquisadores do Brasil e de outros países. Entre eles, produção de perfumes, maquiagem vegana, adubos orgânicos e até mesmo extração de óleos essenciais.

O objetivo, segundo o professor e coordenador, Antônio Hamilton dos Santos, foi fomentar discussões atuais nas salas de aulas e instigar a iniciação científica no ensino médio. Os encontros contaram com minicursos, palestra, atrações culturais e mostra de atividades científicas. Dentre os palestrantes, estavam o prof. Dr. Celso Sanchez da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), também presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

O evento, cujo tema foi “Semeando a Sustentabilidade”, surgiu da colaboração entre o grupo de pesquisa DomTec, os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Química, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e os professores da área de Ciências da Natureza da escola. O Congresso ainda teve o apoio de pesquisadores e docentes da UFS, assim como da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (Seduc-SE), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec) e do Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec).

Algumas criações também foram anteriormente expostas no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que aconteceu de 12 a 14 de outubro, em João Pessoa (PB). A mostra é realizada pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

Estimulando o aprendizado na prática no Ensino Médio Integral

Ao apostar no protagonismo juvenil e nos projetos de vida, o Ensino Médio Integral busca se conectar à realidade dos estudantes, focando no desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais importantes para sua formação e futuro. Graças a esse modelo, que inclui outras abordagens pedagógicas diversificadas, como eletivas, aprendizado na prática, orientação de estudos e acolhimento, o professor Antônio Hamilton conta que foi possível implementar a proposta de incentivo à pesquisa científica na escola.

“Todos os projetos apresentados têm um diferencial, pois são consequências das aulas de prática experimental, demonstrando a forma de aprendizagem de cada aluno. Por isso, nosso intuito, como educadores no ensino integral, não é apenas auxiliar em trabalhos para feiras/mostras/congressos, mas sim instigar pesquisas que têm um cunho investigativo, das quais os alunos tenham total autonomia”, explica Antônio

Multidisciplinaridade 

Outra fortaleza do modelo de ensino que fortalece a solidificação do conhecimento adquirido pelos jovens é o envolvimento multidisciplinar. “Para realizar alguns trabalhos científicos, como a produção de perfumes, por exemplo, os alunos têm que calcular o percentual que vão utilizar, identificar se é um parfum, uma água de cheiro, um perfume ou uma água de colônia. Então entra a matemática, a química, a física, a biologia, o português e até mesmo o inglês”, relata Hamilton.

Para a estudante Lívia Ribeiro Mendonça, essas atividades diversificadas despertaram nela um senso científico muito grande, indo além da grade escolar, completando mais ainda sua aprendizagem.

“Toda essa imersão científica foi muito importante pra meu desenvolvimento como estudante e futura profissional. Devido às ações que elaboramos, pude apresentar dois trabalhos no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) em João Pessoa, preenchendo meu currículo com novos certificados. Tem sido uma experiência, de fato, muito proveitosa”, completa.

Linhas de Pesquisa – Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte

1 – Extração de óleo essencial

2 – Produção de Perfumes

3 – Extrato para preservação de alimentos

4 – Reaproveitamento de resíduos

5 – Adubos orgânicos

6 – Maquiagem Vegana

7 – Produção de Hidratante de Babosa/coco

8 – Diretos Humanos – Patrimônio

9 – Direitos Humanos – Sororidade

10 – Diretos Humanos – Racismo

11 – Qualidade da água

12 – Programação de aplicativos

13 – Apicultura sem ferrão – Abelhas Jatai

14 – Botica – Hortas

15 – Botica – Produção de Alfazemas

16 – Botica – Jardins em áreas abandonadas

Tempo Integral

A ampliação da carga horária nos Centros de Excelência teve início em 2016. Atualmente, essa política envolve cerca de 96 escolas públicas para mais de 21 mil alunos em Sergipe.

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.