Defesa assina acordo de cooperação para levar Projeto Rondon a Sergipe

Defesa assina acordo de cooperação para levar Projeto Rondon a Sergipe

27/10/2023 0 Por Redação

Coordenado pela Defesa, o Projeto Rondon vai atender a 12 municípios de Sergipe (SE) entre os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024. Nesta quinta-feira (26), foi realizada a cerimônia de lançamento oficial da operação Mangabeiras, na capital do estado. Na oportunidade, foram firmados acordos de cooperação técnica entre o Ministério da Defesa, o Governo do Estado e os municípios participantes. A operação envolverá 252 rondonistas (professores e universitários) em trabalhos voluntários para promover desenvolvimento sustentável nas comunidades beneficiadas.

Para o Diretor de Projetos Sociais do MD, General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, o projeto em Sergipe será uma experiência de crescimento para todos os participantes. “”Será uma notável parceria entre os governos federal, estadual e municipais, e as instituições de ensino superior, que comprovarão que dá certo a colaboração entre todos na busca por um futuro mais justo e sustentável. Os jovens, que sairão das capitais e conhecerão a realidade dos municípios, se tornarão melhores pessoas e cidadãos”, afirmou.

Os universitários irão realizar projetos em diferentes áreas do conhecimento, como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho, para contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida das comunidades atendidas. Ao todo, a iniciativa abrangerá 13 municípios: Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru, além da capital Aracaju.

Projeto Rondon – É uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal e coordenada pelo MD. Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, promove soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional.

Nos últimos 17 anos, foram realizadas 91 operações em 1.320 municípios de 24 unidades da federação. As atividades contaram com a participação de, aproximadamente, 2.500 IES, 25 mil rondonistas e mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimento em todo o Brasil. A operação Mangabeiras é a sexta ação do Projeto Rondon no estado de Sergipe.

Por Ten. Marília Milhomen
Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa