Defensoria Pública realiza Mutirão da Cidadania dia 18 de maio  em alusão ao Dia do(a) Defensor(a) Público(a)

Defensoria Pública realiza Mutirão da Cidadania dia 18 de maio em alusão ao Dia do(a) Defensor(a) Público(a)

15/05/2024 0 Por Redação

Emissão de RG, orientações jurídicas, segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, benefícios previdenciários e vagas para empregos serão alguns serviços ofertados à população

 

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe realiza no sábado (18), das 8h às 13h, o Mutirão em Defesa da Cidadania. A ação, comemorativa ao Dia da Defensoria Pública e da Defensora e do Defensor Público – que será celebrado em 19 de maio – acontecerá na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, localizada na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, nº 1436, Bairro Jardins, em Aracaju.

 

Durante o mutirão, serão ofertados serviços de emissão de carteira de identidade (RG); gratuidade para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; orientações para obtenção de procedimentos médicos (cirurgias, exames, medicamentos, próteses, internamentos, etc…); orientações e consultas sobre aposentadoria e benefícios previdenciários (BPC/LOAS) disponibilizados pela Defensoria Pública da União e INSS; orientações sobre processos criminais, divórcio, pensão alimentícia, dissolução de união estável, guarda, regulamentação de visitas, inventário, usucapião, possessória, revisão de contratos, juros abusivos de cartão de crédito e empréstimos, entre outras questões de direito do consumidor, família e sucessões; aferição de pressão arterial e glicemia, e brinquedoteca para a criançada.

 

Além disso, a Defensoria Pública contará com a parceria da FUNDAT, que ofertará cadastro de currículo, carteira de trabalho digital, orientação MEI, intermediação de vagas de emprego disponíveis para encaminhamento e inscrição para oficina de qualificação profissional.

 

Para ter acesso aos serviços, o cidadão ou cidadã precisará levar os documentos básicos como: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

 

“Todos os anos realizamos esse mutirão para celebrar a data e aproximar cada vez mais a comunidade da instituição. Além disso, essa ação possibilita o acesso aos serviços básicos ofertados também por outros órgãos parceiros como o Instituto de Identificação, INSS, Fundat e Defensoria Pública da União. Essa iniciativa reforça o compromisso com a população, a importância do acesso do cidadão à justiça e a garantia dos direitos básicos”, pontuou a subcorregedora auxiliar e diretora da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, Andreza Tavares.

 

Parceiros: Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) por meio do Instituto de Identificação; Defensoria Pública da União (DPU); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (FUNDAT).