Currículos ou portfólios apresentam profissionais ao mercado de trabalho

Currículos ou portfólios apresentam profissionais ao mercado de trabalho

28/12/2023 0 Por Redação

Os dois formatos são diferentes e indicados de acordo com as características e demandas de cada carreira ou área profissional

 

Muitos profissionais que buscam vaga no mercado de trabalho ainda têm dúvidas sobre a melhor forma de se apresentar às empresas e atrair a atenção delas. Nos processos seletivos e nas áreas de recursos humanos, existem dois tipos mais comuns de apresentação de candidatos, e que são mais analisados pelos recrutadores: o currículo, que mostra as qualificações e o que o profissional sabe fazer; e o portfólio, que reúne os principais trabalhos e projetos que esse candidato já fez em sua carreira.

Segundo a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado Tavares, o currículo apresenta o resumo de uma jornada, destacando a formação acadêmica, a experiência profissional, idiomas e cursos complementares, além das habilidades profissionais. Já o portfólio apresenta um descritivo sobre os projetos executados, acompanhado de evidências, fotos, resultados e competências adquiridas e desenvolvidas através deles, mesmo que elas tenham sido aprendidas durante a universidade.

“As empresas estão buscando competências. Quanto mais você desenvolver competência na sua jornada universitária, seu portfólio estará mais perto do que as empresas desejam. É buscar competências, sejam elas soft skills [competência socioemocionais] ou sejam competências técnicas. E isso a gente adquire através de treinamento. Se eu sou de uma área de TI ou de uma área de saúde, o que essas áreas solicitam de competência? São essas competências que eu devo buscar para aderir ao meu portfólio. Nada mais é do que as necessidades do mundo do trabalho”, afirma Janaína.

Ela explica que apresentação do portfólio é mais indicada para carreiras que trabalham com a criação e realização de projetos, enquanto o currículo tem mais a ver com profissões na qual existe uma função a ser executada. A especialista destaca que a definição sobre o que apresentar na hora de uma entrevista ou processo seletivo leva em conta uma série de fatores, principalmente as características de cada carreira e as necessidades que o mercado da área tem naquele momento.

“Isso muda de área para área, porque as necessidades do mercado são diferentes. Por exemplo: se a gente fala de Arquitetura, a gente tem que ter um portfólio muito mais recheado, com muito mais evidências, do que necessariamente da área de Saúde. É muito mais difícil você trazer evidências para um portfólio na área de saúde, por isso que a gente trabalha mais com o currículo em Saúde. Mas em áreas como design, design gráfico, TI, etc, a gente trabalha com o portfólio”, diz a gerente.

Em geral, existem diversos formatos de portfólios e de currículos, que podem ser apresentados em versão impressa, virtualmente em arquivos de Word ou PDF, ou mesmo em plataformas corporativas, como o LinkedIn ou Gupy. No caso dos portfólios, são indicadas ainda as plataformas especializadas específicas, voltadas exclusivamente para cada área profissional.

Unit Carreiras

O Unit Carreiras é o núcleo de empregabilidade da Universidade Tiradentes (Unit), que prepara e encaminha os alunos e egressos da instituição para atuarem no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas e instituições. Entre os serviços gratuitos prestados aos estudantes, estão a elaboração estratégica de currículos e a orientação para participação em entrevistas e processos seletivos.

“O Carreiras ajuda muito no desenvolvimento do currículo, fazer um currículo conciso, que as empresas vão achar bacana”, assegura Janaína, acrescentando que o portfólio é construído ao longo da jornada acadêmica, ou seja, ao longo do curso, através das participações em estágios, projetos de extensão, iniciação científica e outras atividades extracurriculares.

Outras informações sobre o Unit Carreiras podem ser encontradas no site https://portal.unit.br/carreiras/.

 

Asscom Unit