Conferência estadual vai debater a participação da juventude na construção de políticas públicas

Conferência estadual vai debater a participação da juventude na construção de políticas públicas

20/10/2023 0 Por Redação

A Conferência Estadual da Juventude vai reunir, no próximo dia 28, representantes do governo e da sociedade civil organizada para decidir o que deve ser prioridade, pelos próximos anos, na construção e execução de políticas públicas voltadas para o público jovem. O evento, que será realizado no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, contará com a participação de 220 delegados, que foram eleitos nas 20 etapas municipais realizadas em Sergipe, além das plenárias temáticas, encerradas na última semana.

Com o título ‘Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, a etapa estadual vai discutir as 218 proposições apresentadas pelo documento-base, que abrange os 11 eixos do Estatuto da Juventude. Entre os temas, a serem abordados estão: Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Território e Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Segurança Pública e Acesso à Justiça.

“As conferências têm um importante papel participativo, uma vez que mobilizam governos, instituições e a própria sociedade civil a realizar debates e construir caminhos que ajudem a avançar na consolidação de políticas públicas. Para a juventude, esse é um momento histórico, pois legitima a participação ativa dos nossos jovens nas decisões sobre os rumos políticos, econômicos e sociais do nosso estado e do país”, ressalta o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo.

Ele lembra que esta edição da conferência tem um significado ainda maior, por celebrar os dez anos de criação do Estatuto da Juventude, instituído pela Lei nº 12.852/2013. O documento, ressalta Jorginho, representa um marco na luta de várias gerações pela garantia dos direitos da juventude brasileira. “Aqui em Sergipe, a criação da Superintendência Especial da Juventude, como órgão vinculado à Casa Civil, que é uma pasta de interlocução entre todas as secretarias do Estado, evidencia o compromisso do governador Fábio Mitidieri com fortalecimento das políticas voltadas para a juventude dentro desse espaço tão estratégico da gestão estadual”, acrescenta o secretário.

Etapas preliminares

Em Sergipe, foram realizadas 20 conferências municipais, que serviram de preparatórias e elegeram os representantes para a etapa estadual. “Agora, esses 220 delegados, que já estiveram nas plenárias preliminares, vão debater os eixos e escolher os 16 nomes que vão representar Sergipe na plenária nacional, que está prevista para acontecer entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília [DF]”, explica a superintendente da Juventude, Larissa Alves.

De acordo com ela, a expectativa é garantir que o máximo de proposições e de propostas sejam levadas de Sergipe para etapa nacional. “Existem muitas pautas necessárias e urgentes para a juventude que precisam ser priorizadas e, dentro dessas propostas, dentro desses eixos, o que entendemos ser mais estratégico para Sergipe é a questão do emprego, do acesso aos espaços tecnológicos e a participação da juventude. A gente vem dialogando muito com o jovem sergipano e o emprego, a geração de renda, é um dos pontos que a juventude sergipana mais necessita”, frisa Larissa.

Participação

A participação da juventude nas plenárias municipais foi fomentada pelas coordenações e movimentos ligados às políticas públicas para os jovens. “As conferências foram abertas para quem quisesse participar dos debates. O jovem foi lá no dia, se inscreveu, participou e concorreu para ser delegado na etapa estadual. Já nesta próxima etapa só os delegados, eleitos nas conferências municipais ou nas conferências temáticas, participam das plenárias. Ela também não vai ser aberta para os convidados e observadores que vão acompanhar essa atividade”, esclarece Larissa.

Ao unir jovens de diferentes partes do estado para discutir temas que os afligem no dia a dia e inseri-los no debate sobre os rumos políticos do país, a expectativa é que essas plenárias deixem um legado de união e construção coletiva em Sergipe.

“A política de juventude nos municípios ainda é muito iniciante. São poucos os gestores e conselhos municipais ativos, mas começamos uma ação muito eficiente para mudar esse quadro. Quando a gente consegue municipalizar, a gente dá protagonismo para cada jovem. Temos uma juventude gritante em Sergipe, com mais de 660 mil jovens, que daqui a um tempo vai ocupar espaços no mercado de trabalho, gerenciar empresas, girar a economia e desenvolver grandes potenciais tecnológicos e sociais em Sergipe e que precisa estar capacitada e preparada para grandes desafios. Então, o nosso desafio, além de municipalizar, é de capacitar, gerar emprego e participação para cada jovem de Sergipe”, conclui.

Serviço:

O quê? Conferência Estadual da Juventude

Quando? 28 de outubro (sábado), das 8h às 17h

Onde? Centro de Excelência Atheneu Sergipense

Fonte disponível para entrevistas: Larissa Alves – superintendente da Juventude em Sergipe

Contato: 61 99994-4689 – Felipe Nabuco (coord. Comunicação Sec. da Casa Civil)