Calamidade pública no Rio Grande do Sul e seu impacto nas pesquisas e indicadores

Calamidade pública no Rio Grande do Sul e seu impacto nas pesquisas e indicadores

09/05/2024 0 Por Redação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reitera sua solidariedade ao estado do Rio Grande do Sul, aos familiares das vítimas e às populações atingidas por chuvas de proporções inéditas, sempre manifestando a primordial preocupação com a manutenção de vidas, resgates e segurança dos habitantes das áreas mais afetadas.
O IBGE possui 36 agências distribuídas pelo estado, e informações preliminares apontam aproximadamente 20 destas com danos significativos, como a agência de Lajeado, até este momento, incomunicável, devido à queda de uma ponte.
Neste sentido, o Instituto está em permanente contato com a superintendência estadual para monitorar e avaliar a extensão dos danos às instalações físicas da sede estadual e agências municipais.
O IBGE ressalta que será necessário esperar a evolução dos acontecimentos e verificar como a transmissão de informações para o IBGE vai se comportar ao longo do mês para estimar os possíveis impactos em termos de geração de resultados e da publicação de indicadores relativos ao Rio Grande do Sul, e a participação deste em indicadores nacionais.