Aracaju recebe visita de médica dos EUA para intercâmbio na área da saúde

Aracaju recebe visita de médica dos EUA para intercâmbio na área da saúde

27/10/2023 0 Por Redação

A iniciativa não se limita à troca de conhecimento, mas representa também uma oportunidade valiosa para a saúde no Brasil 

No último dia 23, a Universidade Tiradentes (Unit) acolheu a médica do Cambridge Health Alliance, situado nos EUA, Dra. Rachel Vogel, para um intercâmbio de ideias e experiências no campo da saúde. Sua visita, programada até o dia 27 de outubro, promete ser um momento impactante para estudantes e profissionais do Grupo Tiradentes.

O destaque fica por conta do seminário “Saúde Mental na Atenção Primária com o Cambridge Health Alliance”, onde a Dra. Vogel partilhará a sua vasta experiência no campo. Ao longo de sua permanência, Dra. Vogel se empenhará em proporcionar uma visão abrangente da atuação na atenção primária.

Com mais de uma década de prática, a médica traz consigo uma rica experiência no atendimento a pacientes brasileiros em Boston. “Muitos deles não falam inglês e estão acostumados com um sistema de saúde um pouco diferente do que temos nos Estados Unidos. Consequentemente, suas expectativas são distintas. Sempre me esforço para compreender a experiência deles aqui e educá-los sobre o sistema de saúde de Boston”, sublinha a Dra. Vogel.

A médica enfatiza a importância de tratar a todos com respeito, independentemente do gênero, e de manter padrões éticos elevados. Sua dedicação à educação das mulheres na área da saúde também é uma pauta de destaque. “Busco compreender como posso ajudá-las ainda mais em seu aprendizado”, enfatiza Rachel.

Contribuindo para o avanço da saúde nacional

Essa iniciativa não se limita à troca de conhecimento, mas representa também uma oportunidade valiosa para a saúde no Brasil. O vice-presidente de relações institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, ressalta o papel vital da Universidade Tiradentes no cenário médico local.

“O Brasil ainda enfrenta inúmeros desafios na área da Medicina, especialmente na escassez de especialistas. Embora tenhamos médicos especializados em algumas áreas, a quantidade é limitada. Entretanto, a Unit tem desempenhado um papel fundamental aqui no Estado de Sergipe, o menor do país. Sua contribuição vai além do aumento do número de profissionais, enfocando também a qualidade, a fim de atender às crescentes demandas de uma sociedade que está vivendo mais, e com melhor qualidade de vida”, reforça.

A coordenadora dos cursos de saúde da Unit, Juliana Mendonça, destaca a relevância do encontro para os alunos. “A Rachel tem um papel fundamental na atenção primária, pois, além de querer conhecer nosso serviço, ela proporcionará uma experiência de intercâmbio valiosa para nossos alunos. Isso acontecerá sem que eles precisem se deslocar, uma vez que haverá oportunidades para interagirem com ela em sessões de discussão de casos clínicos e, inclusive, participarem de um minicurso. Através disso, teremos a chance de abordar a perspectiva que ela possui em relação à saúde nos Estados Unidos e como um caso semelhante seria tratado em nosso sistema atual”, reitera.

Parceria que enriquece

A gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro, explica que a visita da Dra. Rachel Vogel é resultado de uma parceria entre a Unit e o Cambridge Health Alliance. “Temos um acordo que envolve a vinda de professores visitantes, como a professora Rachel Vogel. Durante a visita, Rachel participará de um diálogo aberto, ministrará um seminário e buscará compreender melhor a nossa realidade. Isso nos permitirá estreitar ainda mais nossa cooperação e desenvolver projetos conjuntos”, pontua Selen.

Além disso, como ela também orienta os alunos durante o estágio da Unit, essa visita se torna ainda mais importante, uma vez que nem todos os alunos estão vinculados ao internato, sendo alguns deles oriundos de outras áreas da saúde.

“Acreditamos que, mesmo que isso não altere a forma como ela trata os pacientes brasileiros, é fundamental para ela entender as diferenças entre os tratamentos oferecidos no Brasil e nos Estados Unidos. Isso se torna particularmente relevante devido à grande presença de pacientes brasileiros em seu ambiente de trabalho, onde aproximadamente um terço dos pacientes são de origem brasileira”, enfatiza Selen.

Segundo a professora de Medicina da Unit, Fernanda Malaman, a Dra. Rachel tem um papel crucial na atenção primária. “Os alunos do curso de Psicologia também estarão envolvidos nessas ações. Isso nos permitirá aprender com a vasta experiência da Dra. Rachel e mostrar a ela o que temos de melhor na atenção primária, especialmente no que diz respeito à saúde mental”, elenca.

Essa sinergia de conhecimento e experiência entre especialistas de diferentes nações promete fortalecer ainda mais a qualidade do atendimento e a formação dos futuros profissionais da saúde na Universidade Tiradentes, solidificando sua posição como referência no ensino e prática na área.

Asscom Unit