Aju Animal: programa incentiva adoção e ajuda a diminuir população de animais nas ruas

Aju Animal: programa incentiva adoção e ajuda a diminuir população de animais nas ruas

08/02/2024 0 Por Redação

O programa Aju Animal é estruturado em quatro eixos, sendo eles castração, saúde animal, lares temporários e apoio à adoção

Os benefícios de ter um animal de estimação perpassam por questões psicológicas e emocionais, pois o convívio com os bichos pode auxiliar na redução do estresse, solidão, ansiedade, além de aumentar a produção de serotonina, garantindo bem-estar e felicidade. Isso tudo significa que ter um animal em casa faz bem para a saúde da família, auxiliando, inclusive, na educação das crianças, que aprendem a serem mais disciplinadas diante da rotina com os pets.

Nesse sentido, adotar um animal de estimação, seja gato ou cachorro, pode contribuir para diminuir a população de animais nas ruas, assegurando proteção e saúde pública. De modo a estimular essa prática, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), desenvolve o Aju Animal, programa estruturados nos eixos de castração, saúde animal, lares temporários e apoio a adoção.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, a implementação de políticas públicas para a saúde animal é uma demanda social e o programa Aju Animal responde a essa problemática. “Havia essa necessidade de elaborar políticas públicas para cães e gatos de Aracaju. Estamos fazendo isso com cautela e respeito. O programa busca assegurar tratamento digno aos animais com consultas, exames e castrações. Esse compromisso está pautado no Planejamento Estratégico da gestão”, destaca.

Muitos animais estão sendo retirados das ruas e sendo enviados para lares temporários com apoio da gestão municipal, que disponibiliza um auxílio financeiro aos abrigadores vinculados ao Aju Animal. O objetivo principal da Sema é assegurar um lar para felinos e caninos em residências de pessoas protetoras de animais, para estes permaneçam nesses lares enquanto estão em período de acolhimento para destinação de adoção, e muitos já estão disponíveis para irem aos seus lares definitivos.

Por isso, a Prefeitura de Aracaju, que já realiza campanhas de adoção, divulgará em seus canais de comunicação a relação de animais disponíveis para adoção. Constará na publicação imagens do animal, bem como as principais características, como nome, espécie, sexo, pelagem, porte, temperamento e idade.

Para adotar um animal que esteja em lar temporário basta entrar em contato com a Sema pelos números 79 9 8141-4814 ou 3225-4151. Em seguida, a secretaria entrará em contato com a protetora responsável para agendar uma visita e realizar os trâmites de adoção. Na ocasião, serão checados os documentos e assinado um Termo de Responsabilidade. Para formalizar a adoção, o interessado deverá apresentar documentos como CPF, RG e comprovante de residência.

Aju Animal
O Programa foi instituído pela Lei 5.548, de 22 de dezembro de 2022. Além do eixo da adoção, o Programa realiza castração de cães e gatos para controle populacional, promove a oferta de serviços veterinários e incentiva os lares temporários nas residências de protetores.