Adolescentes do Jovem Aprendiz participam de Projeto Circulando a Rede

Adolescentes do Jovem Aprendiz participam de Projeto Circulando a Rede

01/12/2023 0 Por Redação

Os adolescentes do Programa Jovem Aprendiz participaram, nos dias 22 e 29 de novembro, de mais uma etapa do Projeto Circulando a Rede, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A ideia é fortalecer o processo de formação e participação cidadã, com respeito à promoção dos direitos humanos.

Na ocasião, por meio de metodologia ativa, eles apresentaram para alunos do Colégio Estadual Professor José Franklin e Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, ambos localizados no município da Barra dos Coqueiros, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha e conceitos de cidadania.

Conforme a juíza Iracy Mangueira, coordenadora da Infância e Juventude do TJSE, o projeto Circulando a Rede foi pensado como uma expansão das atividades originárias do Termo de Cooperação Técnica relativo ao Projeto Adolescente Aprendiz. O termo foi celebrado entre o TJSE, Ministério Público do Trabalho (MPT/SE), Ministério Público do Estado (MPE/SE), Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Ministério do Trabalho e Previdência, através da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/SE), Fundação Renascer e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A ideia, conforme a magistrada, é estimular o protagonismo juvenil. “Mediante interação com a rotina das atividades inerentes ao programa de aprendizagem profissional, ou seja, formação profissional (teoria) e a execução da experiência prática (estágio), foi identificada a possibilidade de agregar intervenções capazes de ampliar a colaboração dos participantes na construção de realidades cidadãs. Assim, eles atuam como multiplicadores de conceitos que garantem o fortalecimento da oferta e do acesso às políticas públicas no seu espaço comum, ou seja, na localidade onde experimenta a sua vivência comunitária”, explicou Iracy.