17ª edição do ‘Sergipe é aqui’ será realizada nesta terça-feira, 5, em Nossa Senhora da Glória

17ª edição do ‘Sergipe é aqui’ será realizada nesta terça-feira, 5, em Nossa Senhora da Glória

04/12/2023 0 Por Redação

O Governo do Estado realiza a 17ª edição do ‘Sergipe é aqui’ nesta terça-feira, 5, em Nossa Senhora da Glória. Os serviços do Governo Itinerante estarão concentrados na Escola Municipal Tancredo Neves. Na mesma data, o município do alto sertão sergipano se tornará a capital do estado por um dia. Na ocasião, o Governo do Estado fará, também, a entrega da unidade de referência especializada em saúde mental, serviço que será implantado no Hospital Regional do município.

O ‘Sergipe é aqui’, programa do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), foi criado com a finalidade de aproximar a gestão estadual da população do interior do estado, demonstrando o compromisso da administração com a interiorização das ações governamentais. Na ocasião, serão ofertados mais de 170 serviços de diversos órgãos, autarquias e secretarias da administração estadual, a exemplo de emissão de RG, atendimentos de saúde, cidadania, educação, assistência, prática de atividades esportivas.

Unidade especializada

Nesta terça, também, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entrega à população gloriense o serviço de saúde mental, do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, às 9 horas. Além do novo serviço, a unidade hospitalar também receberá equipamentos de grande relevância para uma assistência de qualidade, bem como haverá a entrega do novo acesso exclusivo para a maternidade da unidade hospitalar.

O serviço de saúde mental contará com dez leitos de enfermaria e um leito complementar do tipo isolamento. Além de consultório, posto de enfermagem, repouso e depósito de material de limpeza. A unidade terá uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. O investimento na implantação da unidade especializada é de R$ 251.456,83.

A unidade admitirá pacientes dos 75 municípios do estado, regulados pelo Complexo Regulatório de Sergipe. O público-alvo será pacientes com transtorno mental, privados de liberdade, que necessitem de internação em unidade hospitalar.

O Serviço de Referência Especializada em Saúde Mental tem o intuito de atender à Resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça, publicada em fevereiro de 2023, desdobramento da Lei Antimanicomial nº 10.216, de 6 de abril de 2001. A resolução prevê que todos os estados precisam se adequar à Lei Antimanicomial, ou seja, os usuários privados de liberdade com transtornos mentais precisam ser admitidos em hospitais gerais.