UFS lança concurso para professores com reserva inédita de vagas para pessoas negras

UFS lança concurso para professores com reserva inédita de vagas para pessoas negras

05/05/2025 0 Por Redação

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para concurso público destinado à contratação de professores efetivos. São oferecidas 11 vagas para diversas áreas do conhecimento, incluindo os cursos de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, História, Letras Libras, Psicologia, Letras e Teatro.

 

Uma das principais novidades deste certame é a reserva de 30% das vagas (três no total) para candidatos negros e 5% (uma vaga) para pessoas com deficiência. Este é o primeiro edital da história da instituição que prevê um percentual superior aos 20% exigidos pela Lei 12.990/2014, o que representa um avanço nas políticas de inclusão racial no serviço público federal.

 

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFS, Jailton de Jesus Costa, o edital foi elaborado em conformidade com um acordo firmado entre a universidade, a Justiça Federal e o Ministério Público Federal, reforçando o compromisso institucional com a equidade racial.

 

Para concorrer às vagas destinadas a pessoas negras, o candidato deve se autodeclarar negro no ato da inscrição, conforme os critérios de cor e raça utilizados pelo IBGE, e indicar sua intenção de disputar pelo sistema de cotas. A veracidade das informações será analisada por uma comissão específica, com a presença obrigatória do candidato durante o processo de heteroidentificação.

 

As informações sobre datas, horários, locais de realização das provas e comissões examinadoras serão divulgadas após a publicação da Relação Definitiva de Inscritos. O cronograma prevê que as provas devem ter início até o dia 12 de outubro de 2025.

 

O edital completo com todos os detalhes sobre o concurso está disponível no site oficial da UFS.