Tecnologia para denúncia de violência doméstica apoiada pela SSP vence prêmio nacional de Pesquisa

Tecnologia para denúncia de violência doméstica apoiada pela SSP vence prêmio nacional de Pesquisa

05/06/2024 0 Por Redação

Iniciativa apoiada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o aplicativo ‘Me Deixe’ levou a Universidade Federal de Sergipe (UFS) a conquistar o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto é financiado pelo CNPq, e a UFS fez a transferência de tecnologia sem custo ao estado de Sergipe. A ferramenta, que também conta com a parceria do Instituto Federal de Sergipe (IFS),  tem como objetivo fornecer atendimento emergencial às mulheres em situação de violência doméstica. O anúncio dos vencedores da 21ª edição da premiação ocorreu na última quarta-feira, 29.

A solução inovadora é resultado de mais de 10 anos de atuação do Grupo de Pesquisa Xique-xique sobre o tema da violência relacionado às questões de gênero e sexualidade, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.

O  desenvolvimento do sistema foi feito pelo estudante de Medicina Veterinária do campus do Sertão, Everton Luiz da Silva. Ele foi indicado na categoria Iniciação Tecnológica (PIBITI), na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, com o projeto “Violência no contexto doméstico e familiar, segurança pública e saúde: tecnologia social à serviço das mulheres do Semiárido Sergipano”.

“Esse reconhecimento é muito gratificante para mim, enquanto estudante de um campus do interior, como também para valorizar as pesquisas da nossa Universidade, principalmente com um tema sensível à sociedade que é o combate à violência”, destacou Everton Luiz.

O projeto foi orientado pela professora Patrícia Rosalba. “Receber um prêmio dessa relevância representa a consolidação de uma trajetória de pesquisas, contribuindo diretamente com o auxílio ao desenvolvimento de políticas públicas de proteção à mulher”, agradeceu a docente do Departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra da Universidade Federal de Sergipe.

Ao todo, dez pesquisadores estão envolvidos na iniciativa, entre professores, estudantes e técnicos das áreas de Eletrônica, Informática, Medicina, Medicina Veterinária e Antropologia.

Para a delegada Mariana Diniz, diretora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), o aplicativo ‘Me Deixe’ é mais uma forma de atuar no combate à violência contra a mulher em Sergipe.

“Hoje a população sergipana, sobretudo as vítimas de violência doméstica, está recebendo esse aplicativo que, sem dúvidas, é mais uma ferramenta eficaz para fazer a denúncia que é muito importante para responsabilizar o agressor”, destacou a diretora do DAGV.

Conforme a coordenadora de Prevenção à Violência e à Criminalidade da SSP, Abigail Souza, a ferramenta também representa uma política pública de enfrentamento à violência contra à mulher. “O eixo de prevenção tem sido uma das grandes prioridades. Temos a oportunidade de fazer o enfrentamento de forma pontual, incisiva e fazendo o uso de uma tecnologia eficiente e eficaz, desestimulando os autores da prática criminosa”, avaliou.

“A Coordenação de Prevenção à Violência da SSP tem desenvolvido essa parceria representando a SSP. Fizemos os testes no 4º BPM, que abrange Nossa Senhora da Glória, e estamos fazendo a capacitação dos operadores da segurança pública. A proposta do secretário João Eloy é, a médio e longo prazo, expandirmos a ferramenta para todo o estado de Sergipe”, acrescentou Abigail Souza.

Premiação

Segundo o CNPq, a 21ª edição do prêmio recebeu 638 indicações. Cada premiado de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica receberá R$ 10 mil e uma bolsa de mestrado ou doutorado no país.

A cerimônia de entrega da premiação está marcada para o próximo 8 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).