Semana Mundial de Aleitamento Materno 2024

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2024

05/08/2024 0 Por Aninha Mendonça

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2024 terá como foco a sobrevivência, a saúde e o bem-estar em todas as situações. Irá realçar a necessidade de melhorar o apoio à amamentação reduzindo as desigualdades que existem em nossa sociedade, com atenção especial à amamentar em tempos de emergências e crises.

A amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Para fortalecer ações em todo o país, foi lançado na última quinta-feira (1º), pelo Ministério da Saúde a Campanha da Semana Mundial da Amamentação 2024. Com o tema “Amamentação, apoie em todas as situações”, a iniciativa de conscientização está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à garantia da sobrevivência e ao bem-estar das crianças. O foco é a redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação. A pasta anuncia, ainda, o desenvolvimento do Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação.

Em Itabaiana, o Banco de Leite Ir. Rafaela Pepel, localizado anexo ao Hospital e Maternidade São José, está promovendo uma série de ações com o tema deste ano: “Amamentação em Todas as Situações. Apoiar em Todas as Situações”.

Atualmente, o Banco de Leite realiza uma produção mensal de 400 litros de leite, dos quais cerca de 80 litros são enviados semanalmente para UTIs neonatais na capital.

A amamentação pode ser um fator de igualdade na nossa sociedade e esforços devem ser feitos para garantir que todos tenham apoio e tenham oportunidade para amamentar. É fundamental que ninguém fique para trás, principalmente as mães vulneráveis que podem precisar de apoio adicional para a prática da amamentação.