
Semac abre inscrições para capacitação de observadores do Monitor de Secas de Sergipe
22/05/2024Estão abertas as inscrições para a capacitação de observadores do Monitor de Secas do Estado de Sergipe, que vai acontecer no dia 27 de maio, das 8h30 às 11h, de forma virtual. Os interessados poderão se inscrever por meio do formulário online (clique aqui), até o dia 26.
Realizado pela Secretaria de Estado do Meio, Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), o encontro formativo tem como público-alvo servidores da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), das Companhias de Desenvolvimento Regional (Coderse) e Saneamento de Sergipe (Deso), da Defesa Civil, prefeituras e demais interessados.
Segundo a professora do IFS, Tatiana Máximo Almeida Albuquerque, responsável pela validação do mapa de secas em Sergipe, a oficina é realizada todos os anos, com objetivo de realizar a capacitação e formação de novos observadores do Monitor de Secas de Sergipe. “A oficina visa ajudá-los a compreender e conseguir executar o preenchimento de formulários mínimos padrão, que são muito importantes para o processo de validação do mapa do Monitor de Secas no estado”, explicou.
O Monitor de Secas, que existe desde 2014, é uma proposta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para transformar a gestão de secas em uma gestão de riscos. “Essa gestão é feita através do monitoramento de um mapa das áreas de seca. Na prática, a ANA elabora o mapa junto com os autores, e com os índices meteorológicos e dados climatológicos, eles traçam uma proposta de mapa para os estados brasileiros e manda para a gente validar. Esse trabalho de validação acontece com base nos dados meteorológicos e climatológicos disponibilizados pela Semac, e pelos dados dos observadores de campo”, explicou a professora.
Programação
08h30 às 9h – Abertura;
9h00 às 9h30 – Apresentação sobre o Monitor de Secas e o processo de elaboração do mapa mensal, dando ênfase a importância dos Observadores na Validação do Estado de Sergipe;
9h30 às 10h – A importância do monitor de secas por meio de três óticas: órgão gestor (Semac); órgão que promove, coordena e supervisiona ações resultantes de desastres (Defesa Civil) e pesquisadores de gestão de riscos de seca (IFS).
10h às 10h20 – Debate com os observadores de campo que auxiliam no processo de validação do monitor de secas (Emdagro, Defesa Civil e prefeituras);
10h20 às 10h50 – Parte prática com exercício de preenchimento do Formulário Mínimo Padrão e Discussões sobre o preenchimento do FMP;
10h50 às 11h – Encerramento.