Sejuc promove curso de brigadista de incêndio e primeiros socorros para policiais penais

Sejuc promove curso de brigadista de incêndio e primeiros socorros para policiais penais

01/11/2024 0 Por Redação

Objetivo é proporcionar conhecimentos aos servidores para atuar no combate a princípios de incêndio e no suporte básico de vida

A Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), iniciou na última quarta-feira, 30, um curso de formação para brigadistas de incêndio e primeiros socorros para os policiais penais do estado. A capacitação, que reúne 40 profissionais de todas as unidades prisionais, segue até esta quinta, 31. O objetivo é capacitar os profissionais para atuar na prevenção e no combate a situações de incêndio e no fornecimento de suporte básico de vida.

O curso é ministrado por seis especialistas do Corpo de Bombeiros, e foi dividido em aulas teóricas e práticas, abordando técnicas essenciais para o controle de focos de incêndio. Dentre elas estão o uso correto de extintores, teoria do fogo (combustão, seus elementos e as reações em cadeia), formas de prevenção e extinção, uso de equipamentos de proteção do calor, entre outros.

Além disso, os policiais penais recebem treinamento prático em primeiros socorros, incluindo instruções de atendimento pré-hospitalar, com análise inicial e abordagem de vítimas, reanimação cardiopulmonar (RCP), cuidados com fratura, queimaduras e ferimentos.

“O objetivo é preparar o profissional para que, em uma situação de emergência, em que precise prestar atendimento a uma vítima, ele possa executar esses cuidados emergenciais de forma rápida e eficaz”, disse o 1º Sgt Cleber, um dos instrutores do curso.

De acordo com o secretário executivo da Sejuc, coronel Reinaldo Chaves, a capacitação faz parte de uma série de ações que visam a valorização e o fortalecimento das competências dos policiais penais. “O curso é uma medida essencial para garantir a segurança de todos dentro das unidades prisionais, incluindo servidores, apenados e visitantes. Investir na formação dos nossos agentes é assegurar uma resposta rápida e eficaz em situações que podem colocar vidas em risco”, ressaltou.

Para os participantes, o curso representou uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal, ao proporcionar habilidades que podem ser aplicadas tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana. “Saber como agir em casos de incêndio ou emergência médica faz toda diferença. Um curso como esse nos dá mais segurança para lidar com situações críticas”, afirmou o policial penal Danilo Silva, que atua na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp).

Ao final, os policiais penais receberão um certificado oficial do Curso de Brigadas do Corpo de Bombeiros, atestando o preparo de cada profissional para o desempenho da função.