
Seis municípios de Sergipe apresentam alto índice de infestação do Aedes aegypti, aponta LIRAa
26/05/2025A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (26) o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O estudo identificou seis municípios sergipanos com alto risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya: Pedra Mole (4,0), Nossa Senhora Aparecida (4,1), Nossa Senhora das Dores (5,4), Frei Paulo (6,7), Nossa Senhora da Glória (6,8) e Simão Dias (10,6).
Outros 52 municípios estão em médio risco e 17 em baixo risco de infestação. Segundo a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o período chuvoso intercalado com dias de sol favorece a proliferação do mosquito. Ela reforça a importância da atuação conjunta entre municípios e equipes de saúde para desenvolver ações de prevenção e controle.
Entre as medidas preventivas estão: eliminação de recipientes com água parada, uso do carro fumacê e vacinação contra a dengue, destinada a crianças de 10 a 14 anos em municípios selecionados, como Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga d’Ajuda.
Os sintomas da dengue incluem febre, dores no corpo e na cabeça. A SES alerta para o risco da automedicação, especialmente com anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetilsalicílico, que podem agravar os casos.
Fonte: ASCOM SES