
Itabaiana empata com o Figueirense e presidente do clube critica arbitragem; FSF responde com nota oficial
13/05/2025O Itabaiana recebeu, nesta segunda-feira (12), a equipe do Figueirense, em partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro. O time sergipano saiu na frente com um golaço de falta marcado por Wendel, artilheiro do Itabaiana na temporada 2025. No entanto, no segundo tempo, acabou cedendo o empate após um gol contra do próprio Wendel, em lance originado de uma bola rebatida pelo goleiro Jefferson.
Apesar de uma atuação razoável, o Itabaiana não conseguiu encaixar os contra-ataques e viu o Figueirense sair do Estádio Etelvino Mendonça com um ponto na bagagem. Com o resultado, o time catarinense soma agora dois pontos na competição. Já o Itabaiana chega a quatro pontos e segue fora da zona de rebaixamento, mas com apenas um ponto de vantagem.
O próximo compromisso do Itabaiana será contra o Retrô, na Arena Pernambuco, no domingo (18), às 19h. O Figueirense, por sua vez, enfrenta o Ituano no mesmo dia e horário, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A equipe catarinense terá o desfalque de Gabriel Santiago, que foi expulso durante a partida contra o Itabaiana.
Ao fim do jogo, o presidente da Associação Olímpica de Itabaiana, Wilson Mendonça, o Galego, desabafou em entrevista. Ele criticou a ausência do presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, nos jogos dos representantes do estado, e afirmou que o Itabaiana foi prejudicado pela não marcação de um pênalti claro durante a partida.
Nota da FSF
A Federação Sergipana de Futebol (FSF) veio a público lamentar as declarações do presidente do Itabaiana, Wilson Mendonça, feitas após a partida da última segunda-feira (12/05), contra o Figueirense.
Segundo a entidade, a fala do dirigente foi considerada infeliz e surpreendente, uma vez que a FSF afirma acompanhar de perto seus clubes em competições nacionais. Ainda de acordo com a federação, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Emerson Fontes, e cerca de cinco funcionários da FSF estiveram presentes no Estádio Etelvino Mendonça durante a partida.
A FSF também informou que Emerson Fontes elaborou um laudo técnico sobre a atuação da arbitragem, já encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento foi entregue pessoalmente, na manhã desta terça-feira (13), pelo presidente Milton Dantas ao coordenador de arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, com pedido de providências e punições em relação à não marcação do pênalti para o Itabaiana.
A entidade aproveitou para criticar a postura do clube nos últimos meses, alegando que decisões importantes têm sido tomadas de forma isolada, sem consulta à FSF. Um exemplo citado foi a representação feita pelo Itabaiana à CBF após o jogo contra o São Bernardo, pela 3ª rodada da Série C, sem o envolvimento da federação.
Por fim, a FSF destacou que não tem qualquer controle sobre o Campeonato Brasileiro da Série C, cuja responsabilidade é exclusiva da CBF. A federação reiterou seu compromisso com os clubes filiados e afirmou que seguirá apoiando todas as equipes sergipanas, em qualquer competição, nas vitórias e nas dificuldades.
Por Mateus Santos
Foto: Mateus Mendonça/AOI