
Farmácia Popular amplia distribuição gratuita de medicamentos e fraldas geriátricas
14/02/2025O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (13), a ampliação da gratuidade de medicamentos e itens oferecidos pelo Farmácia Popular. Com a medida, os 39 produtos que já eram distribuídos gratuitamente passaram para 41, incluindo a dapagliflozina, usada no tratamento do diabetes, e fraldas geriátricas para idosos a partir de 60 anos.
Antes da ampliação, esses dois itens exigiam coparticipação do usuário. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a mudança beneficiará mais de 1 milhão de pessoas por ano. Além disso, foi aberto credenciamento para 758 cidades que ainda não tinham acesso ao programa.
Criado em 2004, o Farmácia Popular atende atualmente 24,7 milhões de brasileiros em 4.812 municípios, com distribuição gratuita de remédios para doenças como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, doença de Parkinson, glaucoma, entre outras. O programa conta com mais de 31 mil farmácias credenciadas no país.
Para retirar os medicamentos, é necessário apresentar documento com foto e CPF, além de receita médica dentro do prazo de validade. No caso das fraldas geriátricas, também é exigido laudo médico que comprove a necessidade do uso.