Abertura do Jubileu Ordinário do ano santo será celebrada no dia 29 na Arquidiocese de Aracaju

Abertura do Jubileu Ordinário do ano santo será celebrada no dia 29 na Arquidiocese de Aracaju

16/12/2024 0 Por Redação

ARCEBISPO CONVOCA TODA A ARQUIDIOCESE PARA ABERTURA SOLENE DO JUBILEU 2025

Com a inspiração temática: “Peregrinos de Esperança”, a Igreja Católica se prepara para viver intensamente o Ano Jubilar Ordinário 2025. Este momento de profunda espiritualidade e unidade foi anunciado pela Bula publicada em 9 de maio pelo Papa Francisco, intitulada «Spes non confundit – A esperança não engana» (Rm 5, 5).

Na Arquidiocese de Aracaju, a celebração da abertura do Jubileu terá início no dia 29 de dezembro de 2024, marcando o começo deste tempo de graça. A programação especial inclui:

  • 15h: Encontro das comunidades paroquiais na Paróquia São Pio X, no bairro 18 do Forte;
  • 15h15: Hora Santa, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento;
  • 16h: Rito de abertura oficial do Jubileu;
  • 16h30: Caminhada conduzindo a cruz do Bom Jesus dos Navegantes da igreja na Colina de Santo Antônio até a Catedral Metropolitana de Aracaju;
  • 17h30: Missa solene de abertura do Jubileu, presidida pelo Arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva, na Catedral Metropolitana.

cruz do Bom Jesus dos Navegantes, símbolo de fé e esperança, ficará exposta na catedral para veneração durante o Ano Jubilar. Além disso, cada vigário regional receberá uma vela personalizada, representando o Jubileu, que será destinada às igrejas peregrinas de seus respectivos vicariatos. Destaques incluem:

  • Catedral Metropolitana de Aracaju;
  • Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, em Divina Pastora;
  • Santuário Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão.

Um Tempo de Comunhão e Renovação Espiritual

O Ano Jubilar será oficialmente aberto pelo Papa Francisco em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nas catedrais do mundo inteiro, os bispos celebrarão a missa de abertura no mesmo período, com o encerramento do Ano Jubilar marcado para 28 de dezembro de 2025.

Dom Josafá Menezes convida todos os fiéis da Arquidiocese de Aracaju a se unirem neste momento histórico, assumindo o compromisso de serem Peregrinos de Esperança.