
Abertura do Jubileu Ordinário do ano santo será celebrada no dia 29 na Arquidiocese de Aracaju
16/12/2024ARCEBISPO CONVOCA TODA A ARQUIDIOCESE PARA ABERTURA SOLENE DO JUBILEU 2025
Com a inspiração temática: “Peregrinos de Esperança”, a Igreja Católica se prepara para viver intensamente o Ano Jubilar Ordinário 2025. Este momento de profunda espiritualidade e unidade foi anunciado pela Bula publicada em 9 de maio pelo Papa Francisco, intitulada «Spes non confundit – A esperança não engana» (Rm 5, 5).
Na Arquidiocese de Aracaju, a celebração da abertura do Jubileu terá início no dia 29 de dezembro de 2024, marcando o começo deste tempo de graça. A programação especial inclui:
- 15h: Encontro das comunidades paroquiais na Paróquia São Pio X, no bairro 18 do Forte;
- 15h15: Hora Santa, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento;
- 16h: Rito de abertura oficial do Jubileu;
- 16h30: Caminhada conduzindo a cruz do Bom Jesus dos Navegantes da igreja na Colina de Santo Antônio até a Catedral Metropolitana de Aracaju;
- 17h30: Missa solene de abertura do Jubileu, presidida pelo Arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva, na Catedral Metropolitana.
A cruz do Bom Jesus dos Navegantes, símbolo de fé e esperança, ficará exposta na catedral para veneração durante o Ano Jubilar. Além disso, cada vigário regional receberá uma vela personalizada, representando o Jubileu, que será destinada às igrejas peregrinas de seus respectivos vicariatos. Destaques incluem:
- Catedral Metropolitana de Aracaju;
- Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, em Divina Pastora;
- Santuário Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão.
Um Tempo de Comunhão e Renovação Espiritual
O Ano Jubilar será oficialmente aberto pelo Papa Francisco em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nas catedrais do mundo inteiro, os bispos celebrarão a missa de abertura no mesmo período, com o encerramento do Ano Jubilar marcado para 28 de dezembro de 2025.
Dom Josafá Menezes convida todos os fiéis da Arquidiocese de Aracaju a se unirem neste momento histórico, assumindo o compromisso de serem Peregrinos de Esperança.